Antonieta de Barros

 

Antonieta de Barros: jornalista, professora, política e mulher negra que atuou na defesa da educação e das mulheres.

Antonieta de Barros
11 de julho de 1901 – 28 de março de 1952.

Antonieta de Barros, foi uma professora e jornalista negra, que ficou conhecida como a primeira mulher eleita a deputada estadual por Santa Catarina em 1934 – dois anos após as mulheres conquistarem o direito ao voto e 46 anos após a abolição da escravatura no Brasil.

Mesmo alfabetizada tardiamente, ela se formou professora, fundou um curso para alfabetização de pessoas vulneráveis e deu aulas em diversas escolas. Além da educação, se dedicou ao Jornalismo e à Literatura, contribuindo com diversos jornais com crônicas de críticas sociais, defesa da educação e das mulheres.

Antonieta de Barros deixou um legado de rompimento de barreiras, com conquista de espaços importantes para mulheres em seu tempo – mais ainda por ser uma mulher negra. Foi autora de projeto que instituiu o 15 de outubro como Dia do Professor em Santa Catarina, data que foi oficializada em todo o país posteriormente.

SAIBA MAIS

A primeira mulher negra a ocupar o cargo de deputada estadual no Brasil, ganhou em 2015 um curta-metragem documental chamado ‘Antonieta’. O curta foi idealizado e dirigido pela cineasta paulistana Flávia Person, que narra a trajetória de Antonieta de Barros e acentua o debate sobre representatividade.

Foto Antonieta de Barros (Memorial Antonieta de Barros).
Colégio Darwin

Colégio Darwin

Você é único, seu sucesso também.

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Está gostando do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter para receber conteúdos como estes.