Antonieta de Barros

janeiro 28, 2022
https://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2022/01/ANTONIETA-DE-BARROS.jpeg

  Antonieta de Barros: jornalista, professora, política e mulher negra que atuou na defesa da educação e das mulheres. Antonieta de Barros 11 de julho de 1901 – 28 de março de 1952. Antonieta de Barros, foi uma professora e jornalista negra, que ficou conhecida como a primeira mulher eleita a deputada estadual por Santa...

 

Antonieta de Barros: jornalista, professora, política e mulher negra que atuou na defesa da educação e das mulheres.

Antonieta de Barros
11 de julho de 1901 – 28 de março de 1952.

Antonieta de Barros, foi uma professora e jornalista negra, que ficou conhecida como a primeira mulher eleita a deputada estadual por Santa Catarina em 1934 – dois anos após as mulheres conquistarem o direito ao voto e 46 anos após a abolição da escravatura no Brasil.

Mesmo alfabetizada tardiamente, ela se formou professora, fundou um curso para alfabetização de pessoas vulneráveis e deu aulas em diversas escolas. Além da educação, se dedicou ao Jornalismo e à Literatura, contribuindo com diversos jornais com crônicas de críticas sociais, defesa da educação e das mulheres.

Antonieta de Barros deixou um legado de rompimento de barreiras, com conquista de espaços importantes para mulheres em seu tempo – mais ainda por ser uma mulher negra. Foi autora de projeto que instituiu o 15 de outubro como Dia do Professor em Santa Catarina, data que foi oficializada em todo o país posteriormente.

SAIBA MAIS

A primeira mulher negra a ocupar o cargo de deputada estadual no Brasil, ganhou em 2015 um curta-metragem documental chamado ‘Antonieta’. O curta foi idealizado e dirigido pela cineasta paulistana Flávia Person, que narra a trajetória de Antonieta de Barros e acentua o debate sobre representatividade.

Foto Antonieta de Barros (Memorial Antonieta de Barros).
Fale com a gente
Rua Ildefonso Albano, 1030, Aldeota
85 3221-2820
Seg a Sex | 8 às 18 horas
Deixe seu e-mail aqui e receba nossas novidades!

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

    Colégio Darwin® 2020. Desenvolvido em Wordpress por Jorge Godoy @elpadre_jorge