Retorno escolar 2023: Como tornar a volta às aulas mais fácil

Momento requer parcimônia dos pais e educadores para trazer uma melhor adaptação?

Após um longo período de férias e festas de final de ano,  a volta às aulas não é fácil. Neste período, é comum os alunos sentirem ansiedade e estresse, principalmente pelas novas mudanças, seja de uma série para outra ou até mesmo uma mudança de escola e cidade.

Por conta disso, esse momento requer parcimônia dos pais e educadores para trazer uma melhor adaptação ao ambiente. Natália Conrado, psicóloga do Colégio Darwin, explica que os jovens e crianças criam um sentimento de liberdade nas férias e, com a retomada das aulas, essa retirada da folga pode causar um impacto negativo.

“Durante as férias, é comum que crianças e jovens tenham uma rotina menos regrada, com poucas responsabilidades e com a liberdade de passar os dias em espaços diferentes. Com o retorno, pode haver uma reação negativa nessa mudança brusca, dando o sentimento de ‘fim da liberdade’, podendo ocasionar impactos na saúde mental. É nesse momento que os pais precisam incentivar os filhos com novos sentimentos sobre a escola, falando de maneira positiva e transmitindo segurança sobre a volta às aulas”, afirma.

Incentivo dos pais

Além disso, alguns passos podem ser tomados pelos pais nos dias que precedem o retorno. O primeiro, é sempre dialogar sobre essa nova etapa na vida e praticar algumas atividades que despertem o interesse da criança, como a compra de material escolar. Retornar a rotina dos horários para dormir, acordar e das refeições também é um diferencial.  “Comece a impor horários simples de seguir e reforçar a importância desses hábitos. Sono de qualidade e alimentação equilibrada também são ótimos aliados”, lista a psicóloga.

Incentivo dos educadores

Além dos pais, os educadores também possuem papel fundamental neste momento. “A escola deve se tornar um ambiente acolhedor e excitante para a criança e jovens, lugar de experiências sociais que estimulam o desenvolvimento. Estar preparado e dar o acolhimento necessário é o que faz a diferença”, explica Sávio Paz, diretor do Colégio Darwin. Os alunos trocam de série e têm a oportunidade de entrar em contato com novos colegas de classe e novos professores. Isso também é um estímulo para que o retorno à escola seja uma novidade agradável.