Pandemia: adaptação e acolhimento

Um spray contra a tristeza.
Como o setor de psicologia infantil pode ajudar na adaptação das crianças no contexto de pós pandemia?
O artigo de opinião elaborado por nossa coordenadora da Educação Infantil, Fran Carvalho, foi destaque no jornal O Povo:

Já se foi quase um ano desde o retorno dos alunos para as aulas presenciais após a pandemia. Mas os efeitos do distanciamento social ainda são entendidos e trabalhados pela comunidade escolar, principalmente no que se refere aos anseios das famílias dos alunos. Há uma preocupação entre os pais de res tenham dificuldades de aprendizagem ou de que as crianças menores tenham dificuldades de aprendizagem ou de adaptação à sala de aula.

Esse receio tem fundamento, já que a falta das relações sociais impacta muito no processo de desenvolvimento infantil. O teórico Jean Piaget já considerava a influência que o meio exerce sobre as pessoas e as mudanças implicadas nessa interação.

Contudo, há também ganhos de habilidades que são tão importantes quanto as relativas à educação formal. É notável que os alunos retornaram mais resilientes e empáticos, além de criativos e, com certeza esse spray , letrados para o mundo digital. Outro aspecto é um amadurecimento para lidar com situações adversas, já que esses pequenos também enfrentaram uma pandemia mundial.

Numa conversa com meninos e meninas da Educação Infantil, falamos sobre o cuidado com os amigos e eles se comprometeram a olhar uns pelos outros. Em turmas de crianças de 1 a 5 anos, abrimos espaço para compartilhamento de emoções e muitos disseram estar sentindo medo e tristeza. Disso, propusemos uma estratégia: criamos um repelente contra esses sentimentos. Colocamos água e glitter num borrifador que os alunos poderiam utilizar sempre que se sentissem apreensivos, com medo ou tristes. E todas as turmas do infantil produziram esse spray.

É esse acolhimento que o período de transição pede. As crianças e as famílias precisam ter espaço na escola para falarem sobre as próprias percepções e anseios. A integração entre profissionais da pedagogia, psicologia e todos aqueles que puderem auxiliar nessa acolhida é fundamental. Não dá e não é aconselhável fugir desse processo. Para além do suporte pedagógico e reforço no letramento aos que necessitem, o apoio emocional é o que pode garantir que todos consigam se integrar e avançar em conjunto, mas com respeito às necessidade de cada um.

Veja o clipping impresso: