Semana da Arte e Criatividade

Arte e Criatividade

WhatsApp Image 2023 04 20 at 16.21.47No dia 15 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Arte e, no dia 21 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, datas que celebram a capacidade de inspirar, expressar e transformar. A arte é uma forma de comunicação universal que transcende barreiras culturais, sendo capaz de conectar pessoas. Além disso, a arte é fundamental para o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da sensibilidade.

Pensando nisso, promovemos a Semana da Arte e Criatividade, uma oportunidade para os alunos explorarem diferentes formas de expressão artística e desenvolverem suas habilidades. Durante essa semana, diversas oficinas de arte foram oferecidas, abrangendo áreas como escrita criativa, teatro, dança e criação. Os alunos foram incentivados a experimentar e descobrir novas formas de expressão, além de refletirem sobre a importância da arte em suas vidas.

Assim, as oficinas realizadas representam uma oportunidade única para os alunos explorarem sua criatividade, se expressarem e descobrirem novas formas de se relacionarem com o mundo.

Semana da Arte e Criatividade

Oficinas

Na oficina de escrita criativa, mediada por Omni Miranda, os alunos puderam ter algumas vivências sobre escrever de forma criativa e imergir no universo das poesias e dos contos. Desse modo, construíram, em grupo, materiais com o tema da criatividade.

Na oficina de teatro, mediada por Tonico Lacerda, os alunos tiveram vivências envolvendo consciência corporal, estado de prontidão, coordenação motora, atenção e concentração. Sendo assim, conseguiram conhecer um pouco mais sobre os próprios corpos e mentes.

Na oficina de dança, mediada por Edis Lima e Charles Nogueira, os alunos vivenciaram experiências em composição coreográfica e vivências artísticas através de movimentações e musicalidade. As propostas apresentadas foram vertentes das Danças Urbanas, desafiando os alunos a utilizar as memórias motoras.

Na oficina de criação, mediada por Renoir Melo, os alunos trabalharam o fluxo de consciência para construírem textos fluídos, além de desenvolverem, a partir de manchas e propostas apresentadas, desenhos incríveis.

Enfim, a Semana de Arte e Criatividade rendeu bons frutos e conseguiu promover de forma significativa os processos artísticos e criativos dentro do ambiente escolar. Os alunos engajaram de forma positiva e surpreenderam com as suas produções artísticas.