São Francisco de Assis: dedicação à fé e às pessoas mais vulneráveis
5 de julho de 1182 – 3 de outubro de 1226
Nascido na cidade italiana de Assis, Giovanni di Pietro, oriundo de família rica, aos 24 anos, renunciou à toda a riqueza fazendo voto de pobreza para se dedicar à fé, às pessoas mais vulneráveis e à pregação. Fundou a Ordem dos Frades Menores, conhecida como Ordem dos Franciscanos. A Ordem se multiplicou no alto dos montes e no interior das cavernas.
Francisco abdicou de toda e qualquer propriedade ou ganho, queria sempre servir e ajudar. Foi canonizado pela Igreja Católica como São Francisco de Assis, dois anos após sua morte, representando a fraternidade, o desapego, a simplicidade e o auxílio aos necessitados.
Por sua característica humilde, diplomática e fiel aos seus preceitos, São Francisco tornou-se um dos santos mais queridos da Igreja Católica e ganhou até um dia em sua homenagem, 04 de outubro. O santo também é reconhecido como protetor dos animais e do meio ambiente.
“Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro; e ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão”. – São Francisco de Assis
SAIBA MAIS
Embora sua história seja bastante conhecida, a vida de São Francisco de Assis é narrada no filme ‘Francesco’, uma obra reflexiva lançada em 1989, que pode ser encontrada gratuitamente na internet.
Outra maneira de aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o santo protetor dos animais é o livro ‘Vida de São Francisco de Assis’ (2018), que pode ser encontrado na Amazon.