Intitulada “Conhecendo as Emoções”, a proposta fomenta autoconhecimento entre alunos
O processo de autoconhecimento nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas pessoas demoram uma vida inteira para saber como lidar com as emoções que permeiam suas mentes. Por compreender a importância dessas percepções desde o período escolar, o Colégio Darwin realiza o projeto “Conhecendo as Emoções”. Idealizada pelo setor de Psicologia da escola, a iniciativa é aplicada aos estudantes do Ensino Infantil e Fundamental Anos Iniciais.
O projeto conta com atividades direcionadas a cada turma, com programação envolvendo pinturas, confecção de painéis, brincadeiras e jogos. Todos os exercícios têm o mesmo propósito: expressar o que está internalizado.
A dificuldade em conseguir administrar desde as emoções primárias até as mais complexas ocorre, muitas vezes, já na infância, com a repressão de sentimentos como medo, raiva e tristeza, indica Rayanny Cavalcanti, psicóloga do Colégio Darwin.
Segundo a psicóloga, a ideia do projeto é fazer entender que não existe “emoção ruim ou boa, existe emoção sentida”. “Nós vamos primeiramente incentivar os estudantes a reunir essas emoções, depois compreendê-las e, assim, saber o que fazer com cada uma”, afirma.
Ainda de acordo com a especialista, o papel da família também se faz fundamental dentro desse processo de autoconhecimento dos alunos, com a rotina de conversas entre pais e responsáveis com seus filhos sobre suas emoções.
Saiba mais
O Colégio Darwin conta com uma equipe de Psicologia responsável por ofertar desde atendimentos aos estudantes e família ao desenvolvimento de projetos. A iniciativa dispõe de uma profissional para cada segmento de ensino (Educação infantil, Fundamental e Médio) e as atividades respeitam as diferentes faixas etárias dos estudantes.