Profeta Gentileza

abril 8, 2022
https://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2022/04/imagem01-1.jpg

  Profeta Gentileza foi pregador da bondade e do amor ao próximo. José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza – 11 de abril de 1917 – 29 de maio de 1996 (79 anos) Criador da conhecida frase “Gentileza gera gentileza”, José Datrino, carinhosamente chamado de Profeta Gentileza, foi um pregador urbano nascido no interior de...

 

Profeta Gentileza foi pregador da bondade e do amor ao próximo.

José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza – 11 de abril de 1917 – 29 de maio de 1996 (79 anos)

Criador da conhecida frase “Gentileza gera gentileza”, José Datrino, carinhosamente chamado de Profeta Gentileza, foi um pregador urbano nascido no interior de São Paulo, mas que viveu grande parte de sua vida no Rio de Janeiro. Foi na capital carioca que o também poeta formou família e conseguiu pôr em prática a missão do amor ao próximo e da solidariedade.

O início da missão de Gentileza ocorreu na década de 1960, após um incêndio que destruiu o circo “Gran Circus Norte Americano”, matando centenas de pessoas, incluindo crianças. O acontecimento fez despertar no Profeta o desejo em transmitir mensagens positivas aos familiares das vítimas e ele migrou da cidade de Niterói para a do Rio de Janeiro. No local da tragédia, palco de muitas alegrias antes do ocorrido, um grande jardim foi criado por Gentileza, como forma de conforto aos parentes. O ambiente foi denominado de “Paraíso Gentileza”.

Deste episódio em diante, o Profeta começou a sua trajetória como andarilho, percorrendo ruas e praças da cidade carioca, vestido com uma túnica branca, carregando flores e placas com suas frases pintadas. A partir de 1980, esses escritos ganharam 56 pilastras no Viaduto do Gasômetro, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio. As inscrições em verde-amarelo continham mensagens de fé, gentileza e amor, além de duras críticas ao dinheiro.

Um ano após a morte de Gentileza, em 1996, os muros foram alvo de vandalismo por pichadores e, mais tarde, cobertos com tinta cinza pela prefeitura do Rio. A ausência das mensagens, no entanto, foi criticada e recebeu serviço de reparo. Em 2000, a restauração foi finalizada e as inscrições, reconhecidas como patrimônio urbano da cidade.

Apesar de ter sido considerado louco por alguns, os ensinamentos do Profeta Gentileza marcaram não só os muros da cidade, mas a forma de demonstrar bondade, amor e respeito pelo próximo, e a importância de espalhar simpatia e boas ações por onde se passe.

SAIBA MAIS

A jornada do Profeta Gentileza foi escrita e cantada por Marisa Monte, na música “Gentileza”, em 2000:

https://www.youtube.com/watch?v=mpDHQVhyUrY

A trajetória do pregador pode ser vista no documentário de Dado Amaral e Vinicius Reis, disponível no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=1Cs883NS88E.

Além disso, veículos de comunicação nacionais fizeram reportagens especiais contando a história do Profeta:

https://www.youtube.com/watch?v=GfQVnLmb2Kg

https://www.youtube.com/watch?v=J9dn4rrtGNI

Fale com a gente
Rua Ildefonso Albano, 1030, Aldeota
85 3221-2820
Seg a Sex | 8 às 18 horas
Deixe seu e-mail aqui e receba nossas novidades!

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

    Colégio Darwin® 2020. Desenvolvido em Wordpress por Jorge Godoy @elpadre_jorge