O que é ser estudante?

Neste Dia do Estudante, nossa Coordenadora do Fundamental Anos Iniciais Sandra dos Anjos, traz uma reflexão sobre a data.

Comemorado nesta quinta-feira (11), o Dia Nacional do Estudante é reservado para uma homenagem especial. Sabemos que, na prática, ser estudante tinha que ser especial todos os dias. Estudar é ter o compromisso de refazer as tarefas de casa, fazer provas, e ultrapassar desafios e pressões, tanto da escola como dos pais e familiares.

Ser estudante hoje em dia vai muito mais além do que cumprir uma rotina escolar. É uma missão complexa de se tornar uma pessoa, exercer cidadania e aprender a conhecer o mundo e os seus semelhantes, e contribuir para compreender e modificar a realidade em que se vive.

O título de estudante é algo que levamos para sempre. Nesse universo em que não temos todas as respostas, novas e antigas questões valem a pena serem descobertas e estudadas. Principalmente em uma era onde tudo ocorre muito rápido e as novidades surgem em um ritmo acelerado. Assim, a constância em estudar e aprimorar habilidades acadêmicas se torna um assunto atual e contemporâneo, em constante evolução.

A partir dos últimos acontecimentos, como a pandemia do novo coronavirus e a iminente informatização do ensino, um novo desafio foi instalado na vida dos estudantes: o de se acostumar a uma rotina híbrida. Aulas síncronas, assíncronas, provas, apresentações de trabalhos, seminários, tudo isso ocorrendo diante da tela de computador ou até mesmo do celular. Mesmo com a per da do contato físico, das conversas tão costumeiras no corredor e a interação pessoal com o professor, o ensino remoto também abriu portas de novos aprendizados que, até então, não seriam possíveis por limitações de distância, acesso, etc.

O estudante, além de ser dedicado ao saber, é também um defensor da educação e da democracia, atento às ameaças e riscos que podem interferir no acesso ao conhecimento. Luta-se com aquilo que se tem de mais precioso, a sabedoria. Aprendemos a ser inquietos, a indagar, a procurar e descobrir ideias e questões. Tudo isso são conceitos intrínsecos na pessoa estudante e, com eles, sempre se é capaz de enxergar mais longe, com uma visão diferenciada, apurada e até mesmo amorosa.

O que é ser estudante?