Definida como uma proposta governamental que visa tornar o ensino mais relevante para os jovens, a principal característica do Novo Ensino Médio é o poder de autonomia dos estudantes em relação ao seu projeto de vida e a sua arquitetura de carreira. Antes, todos os estudantes tinham que obedecer ao mesmo currículo independente da área de atuação.
A proposta, que iniciou efetivamente em 2022, o torna obrigatório em todas as instituições do país. Aderindo ao Novo Ensino Médio antes da obrigatoriedade, desde 2021, o Colégio Darwin trabalha constante e gradualmente para firmar uma formação adequada para os alunos.
O Colégio Darwin traz como base a compreensão do que é sucesso e quais as realizações necessárias. Trabalhando esse tema, junto à ideia de ter liberdade para ser o que se deseja e não se restringir às imposições, conseguimos exercer, nos alunos, a autonomia para planejar a vida e tomar decisões.
Com números expressivos, o Colégio Darwin teve um aumento de 102%, em relação ao ano passado, de alunos impactados pelo novo formato. De 75 alunos em 2021, o projeto passou para o número de 152 em 2022.
Estruturando-se em uma rotina semanal, o estudante tem liberdade de relatar suas experiências de vida durante as aulas, apoiado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e pedagogos preparados.
Entre as habilidades desenvolvidas no projeto estão cooperação, compreensão, defesa de ideias, domínio das tecnologias, respeito e análise do mundo. Além disso, não há provas, pois a proposta é transcender a avaliação quantitativa e as notas.
A longo prazo, os benefícios são o autoconhecimento, além de mais assertividade nas decisões e na vida como um todo.
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