Irmã Dulce

janeiro 14, 2022
https://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2022/01/IRMA-DULCE-3.jpeg

  Irmã Dulce: a história da freira canonizada pela Igreja Católica que dedicou a vida às pessoas mais vulneráveis. 26 de maio de 1914 – 13 de março de 1992. Irmã Dulce, como ficou conhecida, se chamava Maria Rita e nasceu em Salvador em 1914. Com traços marcantes de destemor e senso de justiça, a...

 

Irmã Dulce: a história da freira canonizada pela Igreja Católica que dedicou a vida às pessoas mais vulneráveis.

26 de maio de 1914 – 13 de março de 1992.

Irmã Dulce, como ficou conhecida, se chamava Maria Rita e nasceu em Salvador em 1914. Com traços marcantes de destemor e senso de justiça, a baiana foi uma freira que dedicou sua vida para acolher e dar assistência às pessoas mais vulneráveis, como as que passavam fome ou estavam doentes.

A menina aflorou sua vocação muito cedo, aos 13 anos, quando transformou a residência de sua família na “Portaria de São Francisco” para acolher pessoas em situação de rua e enfermos. Daí por diante, durante sua trajetória, irmã Dulce criou escolas, bibliotecas e organizações católicas para apoiar famílias operárias. Ela ainda auxiliou na abertura de albergues e unidades de saúde que atendiam à população mais pobre.

Em 1959, irmã Dulce fundou a entidade filantrópica “Obras Sociais Irmã Dulce”. A instituição, que trabalha na área de assistência, saúde e educação para a população mais necessitada, segue funcionando até hoje. Em 2019, a freira foi canonizada pela Igreja Católica, que a reconheceu como a Santa Dulce dos Pobres, levando o ensinamento do amor ao próximo a toda a sociedade.

SAIBA MAIS

Em 2014 foi lançado no Brasil um filme que conta a história de Irmã Dulce, o longa- metragem chegou a receber dez indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A cinebiografia ‘Irmã Dulce’ foi inteiramente gravada na capital Baiana, Salvador, onde ela nasceu e contempla as décadas de 1940 a 1980. A história mostra como a freira além de lutar contra uma doença respiratória incurável, enfrentou o machismo, o descaso dos políticos e até mesmo os preceitos da Igreja para dedicar sua vida para cuidar das pessoas vulneráveis. Você pode assistir ao filme nas plataformas de streaming Netflix, Telecine e Globoplay.

Além do filme, existem também algumas obras literárias que contam a trajetória de Irmã Dulce:

– Irmã Dulce, a santa dos pobres (Graciliano Rocha – 2019).

– Santa Dulce dos Pobres: A vida, a fé e a santidade do Anjo Bom da Bahia (Mariana Godoy – 2019).

– Além da Fé – A vida de Irmã Dulce (Valber Carvalho – 2020).

Fale com a gente
Rua Ildefonso Albano, 1030, Aldeota
85 3221-2820
Seg a Sex | 8 às 18 horas
Deixe seu e-mail aqui e receba nossas novidades!

    Colégio Darwin® 2020. Desenvolvido em Wordpress por Jorge Godoy @elpadre_jorge