Uma experiência afetiva, bilíngue e cheia de descobertas na construção da linguagem e do autocuidado emocional.
Durante o mês de abril, as turmas da Educação Infantil vivenciaram uma experiência transformadora com o Projeto Emotions, uma iniciativa do projeto bilíngue que uniu desenvolvimento da fala, reconhecimento das emoções e muita ludicidade.
Segundo a Coordenadora dos Anos Finais e Projeto Bilíngue, Ana Paula, foi percebido a necessidade de criar um projeto que abrangesse o cotidiano dos alunos no ensino do inglês, e, a partir disso, o time pedagógico entendeu que o melhor caminho seria abordar as emoções pelo benefício emocional e educativo.
O objetivo foi claro: estimular as crianças a expressarem seus sentimentos em inglês, a partir de situações do dia a dia que fazem parte da rotina infantil, seja na escola ou em casa.
“O projeto foi idealizado para trabalharmos de maneira mais abrangente, não só os conteúdos do livro, mas também as experiências reais que vivenciamos com as crianças, que estão nessa fase de aprender a lidar com os sentimentos que surgem diariamente.” – Prof. Yasmim (Aldeota)
Por que trabalhar emoções no bilíngue da Educação Infantil?
Na Educação Infantil, as emoções são uma porta aberta para a comunicação. As crianças estão constantemente aprendendo a nomear, entender e regular o que sentem, e fazer isso em outro idioma torna a experiência ainda mais rica.
O projeto teve como grande diferencial a capacidade de tornar o aprendizado significativo, porque as crianças viam sentido em aprender palavras que realmente descreviam seus sentimentos, suas vivências e seus dias.
“Seja durante a aula ou em casa, as crianças passam por um turbilhão de sentimentos que precisam ser compreendidos. Escolhemos esse tema porque ele faz parte da nossa rotina diária. Sempre perguntamos como eles estão se sentindo, e isso vira tema de conversa em toda aula.” – Prof. Maria Tereza (Dionísio Torres)
Atividades que unem afeto, expressão e aprendizado
O Projeto Emotions foi muito além da sala de aula. As atividades envolveram tanto as famílias quanto a própria percepção da criança sobre si e sobre o outro.
As estratégias usadas incluíram:
- 📸 Fotos das famílias: ajudaram na construção da identidade e no vínculo afetivo.
- 🎨 Trabalhos manuais: desenhos e produções artísticas com representações das emoções.
Os registros desses momentos ficaram ainda mais especiais! Confira nas fotos como as crianças participaram ativamente, colocando literalmente a mão na massa, desenhando, pintando e dando vida às emoções.
Desafios, superações e resultados surpreendentes
O desenvolvimento do projeto aconteceu em um período desafiador, com poucos dias letivos devido aos feriados. Mas, mesmo assim, o engajamento das crianças foi surpreendente.
Ao longo do mês, os alunos passaram a usar expressões em inglês de forma cada vez mais natural, como “I’m happy”, “I’m sad”, “I’m angry” e “I’m surprised”, misturando a língua materna com o segundo idioma, o que é absolutamente natural no processo de aquisição bilíngue.
“Projetos como esse marcam as crianças de alguma forma. Elas sempre voltam aos momentos de produção ou de conversação que tivemos, relembrando o que aprenderam com a experiência. E se sentem muito orgulhosas ao verem seus rostinhos e trabalhos espalhados pela escola.” – Prof. Maria Tereza
Quando o aprendizado tem afeto, tudo faz mais sentido
O Projeto Emotions reforça que o ensino bilíngue na Educação Infantil vai muito além de decorar palavras. É sobre vivenciar, sentir e se expressar em dois idiomas, construindo não só repertório linguístico, mas também inteligência emocional e autonomia.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!