Aproveite o ENEM da melhor forma.

Como lidar com o ENEM?

Seja você um estudante de Ensino Médio, de cursinhos pré-vestibular ou alguém que esteja estudando por conta própria para o ENEM, saiba que uma preparação adequada é indispensável para a realização das provas.

Tão necessário quanto a absorção dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, é entender o modelo de avaliação do ENEM. Isso é, compreender a estrutura do exame, seus objetivos e a lógica por trás de cada questão. Se possível, consulte as provas dos anos anteriores, participe de simulados e tenha o hábito de resolver questões.

No momento da prova, lembre-se de respirar fundo e manter a calma, afinal, concentração é crucial para tantas horas de teste. Comece pelas questões mais fáceis para garantir uma pontuação bacana, além de separar um tempo para responder o gabarito.

Como acompanhar o resultado?

Os resultados das provas são divulgados alguns meses depois da aplicação do ENEM. A nota utilizada para participar dos processos seletivos é a média entre as cinco avaliações feitas nos dois dias de prova, sendo elas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

Sendo assim, é muito importante pesquisar sobre o curso desejado, além de verificar outras opções possíveis que se encaixem nos seus objetivos. Verifique quais instituições de ensino superior ofertam a graduação escolhida e pesquise as notas de corte para ter uma boa noção de onde você poderá estudar.

Finalmente as notas! Qual o próximo passo?

Após verificar seus resultados, calcular a média e pesquisar as opções de cursos e universidades, chega o momento de participar das seleções. Além do processo interno para entrar em alguma instituição privada, existem outras opções de ingresso para universidades. São elas: Sisu, Prouni e Fies.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada está disponível para todos os candidatos que fizeram o ENEM e não zeraram a redação. Essa é a forma de ingressar em instituições públicas de ensino superior e as inscrições para o Sisu 2023 iniciam dia 16 e seguem até o dia 23 de fevereiro.

Prouni

Por outro lado, o Programa Universidade para Todos é destinado para participantes que concluíram o Ensino Médio integralmente ou parcialmente em escolas públicas. São ofertadas bolsas de 50% e 100% de desconto em diversas instituições privadas pelo país e o processo seletivo inicia em 28 de fevereiro e vai até 3 de março.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior. Você pode inscrever-se a partir do dia  e até o dia 10 de março.

Clique aqui e saiba mais sobre o Pré-vestibular no Darwin.