Relato de transformação

Relato de Clovys Silva, nadador profissional.

Clovys Silva é nadador profissional e apesar de jovem, possui uma carreira bastante consistente. Sua história na natação iniciou com apenas 3 anos de idade, quando, por recomendações médicas, precisou realizar atividades físicas que o ajudassem na respiração.

Ainda muito jovem, conseguiu por indicação de um primo, uma bolsa acadêmica no Colégio Darwin. Na época, Clovys foi muito bem recebido na escola e a cada vez que seu desempenho na água ia evoluindo, a porcentagem da sua bolsa também ia aumentando. Isso serviu de incentivo para ele se tornar um atleta melhor e um excelente estudante:

“Eu sentia que ele acreditava em mim e em tudo que eu fazia, e com certeza esse foi o segredo para o nosso sucesso. Teve uma competição dos jogos escolares que meu pai não poderia estar presente pois ele estava trabalhando, e quando eu ganhei a prova eu olhei para a parte da arquibancada e o diretor na época, Marcelo Paz, estava lá torcendo por mim. Aquele momento foi extremamente motivante.”

As maiores dificuldades de Clovys estavam relacionadas a questões financeiras. Não era fácil para ele arcar com aspectos básicos da vida de atleta, como alimentação mais complexa e materiais competitivos, ferramentas necessárias para o desenvolvimento de qualquer nadador. Por isso, viu uma grande oportunidade na bolsa acadêmica na escola:

“A Educação e o Esporte estão lado a lado, este é o maior segredo das potências mundiais para desenvolvimento de cidadãos saudáveis mentalmente e fisicamente. O esporte completa a educação, faz parte da base das políticas de saúde pública de qualquer país.”

Clovys relata que a natação proporcionou a ele uma educação de alta qualidade desde o ensino fundamental e médio no colégio Darwin através de bolsa acadêmica e esportiva, e também uma bolsa universitária na divisão 1 americana na Texas Christian University, onde morou aproximadamente um ano e meio e cursou Business especializado em Supply Chain Management. Para ele, o esporte é um fator de união, onde valores básicos de disciplina e respeito devem sempre ser pautados para a formação de cidadãos.

Ao ser questionado sobre um conselho para jovens que pensam em seguir a carreira, Clovys relata:

“Meu conselho é que sempre tente extrair ao máximo do esporte. Aproveite formas de auxílio para sua carreira, isso em qualquer área que você queira seguir, pois o tempo competitivo e de alta performance do organismo humano é limitado. Eu, por exemplo, optei por focar na minha educação. Sempre estudei para obter as notas mais altas, diplomas e além disso eu fazia minhas duas a quatro sessões diárias de treino para manter meu rendimento na piscina. Não é fácil, não é pra ser e nem nunca foi, mas eu nunca tive condições financeiras de bancar toda a escolaridade que tive, tudo devo a Deus, meus pais, as pessoas que acreditaram em mim e a natação.”