Dos Resultados às Emoções: Guia Prático Pós-ENEM

Você já parou para pensar quais são os impactos emocionais do pós-ENEM na vida do estudante? A nossa Psicóloga dos Anos Finais e Ensino Médio, Natália Conrado, escreveu esse artigo de opinião sobre a temática e trouxe aspectos muito importantes a serem analisados nesse processo.

Sabe-se que o emocional dos estudantes varia de acordo com os resultados obtidos no ENEM, bem como os seus planos e objetivos de vida. Tendo em vista que é a partir das notas obtidas, que o estudante pode selecionar os cursos que se alinhem com seus interesses e habilidades, moldando assim sua trajetória profissional.

Aqui estão alguns aspectos emocionais que os alunos podem enfrentar e alguns cuidados que devem ter:

• Autoestima e Autoconfiança: o resultado pode não corresponder às expectativas do estudante, gerando uma felicidade exacerbada ou um desânimo, questionando suas habilidades e potencial acadêmico.

É importante saber que se você cumpriu todo o plano de estudos e não procrastinou o resultado será positivo, pode não ser o esperado para entrar em um curso superior, mas, é importante observar a sua nota em cada área do conhecimento e sua redação. Parabenize seus resultados e prepare-se para uma nova oportunidade.

• Pressão Externa e Expectativas Familiares: essa pressão externa, seja dos pais, professores ou da sociedade, é extremamente desafiadora para alguns estudantes, contribuindo para o estresse e a ansiedade.

Nesse momento de preparação para o ENEM, é necessário a família entender que faz parte do processo de bem-estar do aluno. Tenha certeza que ele próprio já está se cobrando muito por um excelente resultado. Tente fazer com que os dias dele sejam saudáveis emocionalmente. Proporcione momentos de lazer e bem-estar em família. Acolha, escute e seja mais um aliado para o melhor resultado. E se, por acaso, não for o esperado, esse não é o momento para diminuir ainda mais as expectativas.

• Comparação com os Outros: muitas vezes, as comparações acontecem na própria vida do estudante durante todo o ano e, após os resultados do ENEM, dependendo do desempenho do aluno, a comparação pode ser ainda maior. Aquele famoso “Eu te avisei”.

Mais uma vez, é importante explicar que quando o resultado não sai como o esperado esse não é o momento para diminuir as expectativas do estudante.

A concorrência entre os cursos é um grande fator eliminatório. E isso não quer dizer que o resultado não foi bom. Apenas que, dessa vez, não deu certo.

• Alívio e Celebração: é importante considerar essas emoções, pois para aqueles que obtiveram bons resultados e a aprovação, marca a conquista de um objetivo importante e reconhecimento de seu esforço e dedicação.

Vibre com o seu resultado. Comemore sua conquista e respire. Sabemos o quanto você foi dedicado em seus estudos. Tenha certeza que esse resultado é reflexo de todo o seu esforço.

• Incerteza sobre o Futuro: após o exame, os estudantes podem enfrentar incertezas sobre seu futuro educacional e profissional, o que pode ser fonte de estresse e preocupação.

Essa etapa é bem delicada na vida do estudante, pois se encerra um ciclo e com isso a vida adulta se inicia. São dois fatores emocionais importantes: um luto por terminar algo que foi duradouro e um início de uma nova jornada. Converse com seus familiares, amigos, sobre seus desejos em relação ao seu futuro. As opiniões do seu círculo de amigos e família irá te ajudar a adquirir conhecimento e pode te trazer futuras oportunidades.

Por fim, esse é um momento emocionalmente complexo para muitos estudantes, e vem caracterizado por uma variedade de sentimentos. Nesse período, é importante fazer com que eles recebam apoio emocional antes, durante e após o ENEM. Seja de amigos, familiares, professores e profissionais de saúde mental, para lidar de forma saudável com essas emoções.

Espero com esse breve texto ter te ajudado a compreender que não é algo tão simples de enfrentar o ENEM. São 180 questões objetivas e uma redação no período de dois dias, todo esse repertório as emoções estão juntas e podem ser um fator de auxílio ou desmotivação. Fique atento, descanse e tenha um bom planejamento de rotina e estudos.