O professor como facilitador de conquistas.

Neste Dia do Professor, trabalhamos trazemos a reflexão do conceito de sucesso que passa por diferentes percepções e leituras ao longo da vida. Ele se relaciona a vivências, encontros e processos que experimentamos desde a infância. Ser bem-sucedido geralmente se relaciona com fortuna, bens ou fama, atrelando o sucesso a posses materiais e status.

Na escola, crianças e jovens têm contato com essa ideia de diversas maneiras. E muitas delas, a partir de um importante profissional, o professor. É ele quem direciona e estimula o aluno a celebrar todas as conquistas, que são particulares para cada pessoa. Para alguns, apresentar um trabalho na frente de todos os colegas, superando o medo de falar em público e mostrando seu esforço para tal, é sucesso. Para outros, conseguir resolver uma questão mais difícil e aprender aquela matéria mais complicada é sinônimo de sucesso.

Qual a função do professor?

A partir dessa postura, o professor amplia suas funções. Ao ir além de repassar conteúdo, interagir e contribuir para que o aluno alcance seus objetivos na escola, o docente adiciona algo essencial para seu papel, que é ajudar o estudante a celebrar suas vitórias diárias. O sucesso é único para cada um deles. Seja passar no vestibular ou ser acolhido em uma nova turma, para o aluno, o professor é a figura que o incentiva a ultrapassar obstáculos e superar desafios. É ele quem mostra que as dificuldades são parte da caminhada e que vencê-las os aproxima do êxito.

Neste Dia do Professor, exaltamos o quanto ser bem-sucedido tem a ver com estar bem consigo mesmo, ter uma rede de apoio e, especialmente, aprender com a vida. Exaltamos, ainda, a valorização do professor que vai muito além de um dia reservado para isso. No Brasil, a docência ainda é um desafio diário e um longo caminho a ser percorrido por nós e pelos futuros professores que ainda estão em formação. Não buscamos a glamourização ou romantização desse dia. Buscamos, sim, melhores condições e reconhecimento pessoal e profissional de uma categoria tão importante para o futuro de todos. Afinal, se temos sucesso em nossas carreiras, o temos também por causa dos ensinamentos que tivemos.