Dia da Biblioteca

A data, lembrada em 09 de abril, é importante para a cultura, o livro e a leitura

Ficar horas na biblioteca e passear entre as estantes de livros é, para muitos, uma forma de lazer, além de complemento ao aprendizado. O espaço, que é considerado uma forma de preservação da cultura e da leitura, tem uma data própria: 09 de abril. Para celebrar esse dia, reforçamos a importância que a biblioteca tem para o desenvolvimento humano, sendo um suporte da sala de aula, que auxilia professores e alunos no processo de aprendizagem.

No Colégio Darwin, a Biblioteca Paulo Freire possui mais de dois mil títulos, divididos entre literatura infantil, infanto-juvenil, clássicos mundiais e nacionais, quadrinhos, enciclopédias, dicionários, revistas e outras obras, à disposição de alunos, professores e colaboradores. O local também é espaço para contação de histórias, mediação de leitura e ambiente para estudo individual e coletivo.

Além do espaço físico, o colégio oferta a Árvore Livros, plataforma para os estudantes da Educação Infantil e Fundamental, com foco no avanço do conhecimento e do hábito da leitura. Seu acervo é virtual e diversificado, contemplando as diferentes fases de desenvolvimento e com recursos interativos que convidam os alunos a lerem, partilharem suas leituras com os colegas e transformarem a leitura em prêmios lúdicos dentro da ferramenta.

Os livros podem ser buscados por categorias e coleções com temáticas relacionadas. Além de literatura, a Árvore disponibiliza jornais e revistas do mundo todo com constante atualização. Ao longo das etapas do ano letivo, a plataforma fará parte de projetos pedagógicos e trabalhos interdisciplinares, além de ser usada em momentos literários com mediação da bibliotecária da escola. Bruna Holanda, bibliotecária da escola, explica que “a Árvore veio para complementar o acervo físico que nós temos. São mais de trinta mil títulos. Os alunos conseguem acessar de forma muito prática pelo computador e também por aplicativo para celular e tablet, tendo acesso à riqueza de obras ofertada pela plataforma”.

Saiba mais
A plataforma está acessível aos estudantes tanto no aplicativo Árvore Livros (disponível nas lojas de Apple Store e Play Store) quanto no site. Na Agenda Edu, estão disponíveis vídeo tutorial para o acesso e manual demonstrativo das possibilidades de uso da ferramenta.