Betinho: idealizador da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela vida.
Betinho 3 de novembro de 1935 – 9 de agosto de 1997
Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, nasceu em Bocaiuva, Minas Gerais, em 1935. Betinho foi um sociólogo brasileiro e ativista dos direitos humanos no Brasil. Desde sua adolescência, dedicou-se ao engajamento político, sofrendo as consequências da Ditadura Militar, chegando a ser exilado do país.
Em 1991, ganhou o Prêmio Global 500, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), graças a sua luta em defesa da reforma agrária e dos direitos dos indígenas.
Betinho criou a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida nos anos 1990. O intuito era buscar auxílio aos 32 milhões de brasileiros que viviam abaixo da linha da pobreza naquela época. O projeto é reconhecido como o trabalho mais
importante do sociólogo.
A atuação da Ação da Cidadania aconteceu – e continua a acontecer –, por intermédio de uma grande rede de mobilização nacional baseada na solidariedade e na possibilidade de mudança a partir da ação de todos.
SAIBA MAIS
O documentário ‘Betinho – A Esperança Equilibrista’, escrito e dirigido por Victor Lopes, foi estreado em 2015 – em homenagem aos 80 anos do sociólogo. O filme, que é um tradicional documentário biográfico, traz inúmeros depoimentos de pessoas importantes em sua trajetória, além de uma rica entrevista com o próprio homenageado, gravada nos anos 1990. Nela, Betinho detalha os momentos difíceis de sua vida. O documentário pode ser encontrado no GloboPlay.
Betinho também foi homenageado com a música ‘O Bêbado e o Equilibrista’, da cantora Elis Regina.