Aluno do Colégio Darwin é campeão brasileiro de tênis de mesa nos Jogos Paralímpicos Escolares

O aluno Matheus Lamboglia, de 16 anos, se sagrou campeão brasileiro de tênis de mesa nos Jogos Paralímpicos Escolares 2021, representando o Colégio Darwin, onde cursa o 9º ano. A competição ocorreu nesta quinta-feira (25), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A conquista veio após Matheus ter levado a medalha de ouro da etapa estadual, em setembro. No nacional, o atleta continuou seu bom desempenho, vencendo o Paraná por 3×1 na semifinal, garantindo vaga na final contra o São Paulo, com quem repetiu o placar e venceu de 3×1.

O atleta que tem displasia fibrosa na perna esquerda – uma condição congênita benigna (não cancerosa), que manifesta o desenvolvimento do tecido fibroso anormal no lugar do osso normal –, é classificado nas disputas como Andante.

Matheus pratica o esporte há dois anos e é atleta do clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde treina cerca de seis horas por dia, durante cinco dias na semana, acompanhado pelo treinador Rodrigo Oliveira. Desde que iniciou no esporte, o jovem tem conquistado títulos importantes, como o 1º lugar no Campeonato Cearense de Tênis de Mesa, na categoria Absoluto D, e a 3ª colocação no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, na categoria Rating M.

Paralimpíadas Escolares

O evento deste ano contou com a participação de 25 unidades da federação, com a disputa de 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e tiveram a sua primeira edição em 2009. Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia de Covid-19.