Albert Einstein

maio 4, 2022
https://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-04-at-16.01.50.jpeg

O legado científico de Albert Einstein e seu reflexo na humanidade 14 de março de 1879 – 18 de abril de 1955 O físico e matemático alemão Albert Einstein ficou mundialmente famoso ao desenvolver a Teoria da Relatividade. A partir dela, foi estabelecida a relação entre massa e energia, na equação: E = mc². Apesar de...

O legado científico de Albert Einstein e seu reflexo na humanidade

14 de março de 1879 – 18 de abril de 1955

O físico e matemático alemão Albert Einstein ficou mundialmente famoso ao desenvolver a Teoria da Relatividade. A partir dela, foi estabelecida a relação entre massa e energia, na equação: E = mc².

Apesar de essa ser a sua teoria mais famosa, Einstein ganhou o Prêmio Nobel de Física, em 1921, por contribuições à física teórica, principalmente pela descoberta sobre a lei do efeito fotoelétrico, aplicada em célula fotovoltaica, utilizada em painéis solares para gerar energia elétrica limpa e renovável.

Em 1905, quando concluiu o doutorado, o físico ainda publicou quatro importantes ensaios científicos com descobertas na área. O primeiro foi uma análise do movimento browniano. No segundo, formulou uma teoria da luz, com o conceito de fóton. No terceiro, trouxe o que seria a teoria inicial da relatividade. Por último, propôs a célebre equação algébrica de equivalência entre massa e energia.

Os últimos anos do físico foram dedicados ao combate ao nazismo. Na década de 1930, Einstein saiu da Alemanha e foi para os Estados Unidos, onde lecionou na Universidade de Princeton.

No país norte-americano, o matemático enviou uma carta ao presidente Franklin Roosevelt alertando sobre o risco de a Alemanha estar se adiantando sobre as possibilidades da energia nuclear. Logo depois, foi dado início ao projeto Manhattan, que culminou no lançamento de bombas atômicas contra Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

Após a Segunda Guerra Mundial, Einstein se uniu a outros cientistas que atuavam contra a utilização de bombas atômicas.

Einstein dizia que “a única finalidade da educação deve consistir em preparar indivíduos que pensem e ajam como indivíduos – independentes e livres”. 

No Colégio Darwin, cada sala possui o nome de um pacifista, Albert Einstein, por exemplo, dá nome à sala do 7° ano (Fundamental Anos Finais). A cultura de paz faz parte do que somos, por isso, realizamos projetos com os variados segmentos, abordando diversos valores para a vida em sociedade e para a cidadania.

Saiba mais:

Em 1925, Einstein veio ao Brasil e visitou o Museu Nacional, como lembra essa matéria do UOL.

Link: https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2018/09/03/em-sua-passagem-pelo-brasil-albert-einstein-visitou-museu-nacional.htm

Um eclipse observado em Sobral, no Ceará, há mais de 100 anos, comprovou a teoria da Relatividade Geral, proposta pelo físico alemão.

Link: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/05/29/eclipse-observado-no-ceara-ha-100-anos-comprovou-teoria-de-einstein-e-revolucionou-a-ciencia.ghtml

Fale com a gente
Rua Ildefonso Albano, 1030, Aldeota
85 3221-2820
Seg a Sex | 8 às 18 horas
Deixe seu e-mail aqui e receba nossas novidades!

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

    Colégio Darwin® 2020. Desenvolvido em Wordpress por Jorge Godoy @elpadre_jorge