Marie Curie: a mulher que revolucionou a Ciência
7 de novembro de 1867 – 4 de julho de 1934
Manya Salomee Sklodowska, conhecida como Marie Curie, nasceu na Polônia mas se naturalizou na França, onde adotou a forma francesa para seu nome. Ganhadora de dois prêmios Nobel – um de Física e outro de Química, Marie Curie revolucionou a ciência com suas pesquisas sobre radioatividade, assim como as descobertas de dois elementos químicos: o rádio e o polônio.
Pioneira entre as cientistas, ela lutou por seus objetivos durante toda a vida, mesmo diante de época em que o ambiente acadêmico e científico era majoritariamente masculino. A polonesa foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel e a primeira pessoa a ser premiada duas vezes. A descoberta do rádio e do polônio permitiu o desenvolvimento do raio-x, amplamente usado na medicina.
Durante a I Guerra Mundial, a cientista contribuiu para que aparelhos portáteis de raio-x atendessem a soldados no campo. Ensinou, fundou institutos de pesquisa e atuou para o desenvolvimento da ciência ao longo da vida.
SAIBA MAIS
A trajetória de Marie Curie é contada em uma série de livros e filmes pelo mundo, devido à tamanha importância que tem para a humanidade.
A biografia ilustrada ‘Marie Curie no país da ciência’, lançada recentemente, tem foco no público infanto-juvenil e mostra a determinação da garota que revolucionou o mundo científico com suas descobertas.
A história da cientista é retratada também na cinebiografia Radioatividade (Radioactive), de Marjane Satrapi, protagonizada pela atriz Rosamund Pike, lançada em abril de 2020 na Netflix.