Malala: a jovem que se tornou símbolo mundial da importância da educação
Malala Yousafzai
12 de julho de 1997.
Malala Yousafzai é uma jovem paquistanesa, que tornou-se um símbolo mundial sobre a importância da educação, inspirando crianças, jovens e adultos. Mesmo com as dificuldades de seu contexto social, aos 12 anos Malala criou um blog e começou a participar de mobilizações para falar sobre as dificuldades para as meninas de sua região estudarem, principalmente pela violência do Talibã.
Em 2012, Malala sofreu um ataque violento em retaliação por suas ações e por defender o direito das meninas de ir à escola. Após o atentado, ela se refugiou com a família no Reino Unido. Em 2014, aos 17 anos, Malala recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em conjunto com o indiano Kailash Satyarthi, de 60 anos, tornando-se a pessoa mais jovem a receber o prêmio.
Em 2013 a jovem e seu pai, Ziauddin Yousafzai, deram início a Fundação Malala, que possui diversas iniciativas para incentivar a transformação social a partir do direito à educação e do empoderamento de meninas em vários países do mundo. Malala se formou em Filosofia, Economia e Política, no ano passado na Universidade de Oxford.
Acesse nossa página Cultura de Paz e conheça mais sobre nossos líderes pacifista.
SAIBA MAIS
Em 2015 após conquistar o Prêmio Nobel, a história da jovem foi contada no documentário ‘Malala’, de Davis Guggenheim. Quem assiste à obra, tem acesso direto à protagonista Malala Yousafzai e a seu ambiente familiar, relatando suas
características de luta, ousadia e simplicidade, que cativam o público.
Você pode ter acesso a Fundação Malala através do link: https://malala.org/ e conhecer mais sobre o trabalho da paquistanesa.