...

5 de abril de 1839 – 5 de março de 1914

Nascido em uma das praias mais famosas do Ceará, na vila de Canoa Quebrada, município de Aracati, o jangadeiro Francisco José do Nascimento foi um dos principais nomes do movimento abolicionista no estado. Também conhecido como Chico da Matilde ou, mais ainda, como Dragão do Mar, ele era filho do pescador Manuel do Nascimento e da rendeira Matilde Maria da Conceição.

A primeira vez que Dragão do Mar se engajou na luta contra a escravidão ocorreu em agosto de 1881, quando já morava na capital cearense. Na ocasião, ele liderou o movimento contra o tráfico negreiro, mobilizando jangadeiros do porto de Fortaleza a se recusarem a transportar companheiros que seriam levados como escravos para outras províncias. Os atos abolicionistas, iniciados ainda no começo do mesmo ano e intensificados pela figura de Dragão do Mar, paralisaram o mercado escravista na cidade. Anos mais tarde, em 1884, o Ceará se tornou a primeira província brasileira a abolir a escravidão, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea.

Devido sua trajetória, fundamental na derrubada da escravidão no Ceará e no Brasil, Dragão do Mar recebeu uma homenagem em seu nome, no ano de 1999: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Localizado em Fortaleza, o centro cultural é considerado um dos maiores do Brasil.

Além disso, em sua cidade natal, Aracati, mais precisamente na vila de Canoa Quebrada, foi erguida uma estátua do jangadeiro, como forma de reconhecimento pela sua jornada de luta.

SAIBA MAIS

A história do abolicionista Chico da Matilde pode ser assistida no documentário “Dragão do Mar e a história da abolição no Ceará”, da TV Assembleia, disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Pju_WvYfhp8

Um breve resumo histórico do jangadeiro também é contado na série “Histórias do Poder”, do Grupo de Comunicação O POVO, disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=vp_kjlhD0Ng

Compartilhe essa historia incrível!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn