...
Bertha Lutz, Símbolo do movimento feminista no Brasil

 

02 de agosto de 1894 – 16 de setembro de 1976.

A zoóloga Bertha Lutz nasceu em São Paulo e é considerada a maior líder do movimento pelos direitos políticos das mulheres no Brasil. Bertha lutou pela aprovação da lei que garantiu o direito das mulheres ao voto e candidatura. Além disso, foi a segunda mulher a entrar no serviço público brasileiro, atuando no Museu Nacional e em descobertas científicas importantes.

Durante sua ida à Paris, onde se graduou em Ciências Naturais na Universidade Sorbonne, Bertha teve seu primeiro contato com a chamada Primeira Onda Feminista – movimento de mulheres que crescia no continente europeu. Após a vivência, ela trouxe as ideias que conheceu para o Brasil e começou sua luta por mudança.

Ao longo da vida, participou e fundou ligas, grupos, federações, para buscar avanços na igualdade de gênero no Brasil. Foi deputada e pautou sua atuação em temas, como igualdade salarial, redução da jornada de trabalho, redução das desigualdades e licença para gestantes.

SAIBA MAIS
Lançado em 2019, o documentário original da HBO ‘Bertha Lutz: a mulher na carta da ONU’ conta a história da ativista que batalhou pela inclusão de gênero na constituição da ONU.

No site www.dominiopublico.gov.br está disponível o livro ‘Bertha Lutz’, de Yolanda Lôbo (2010), que faz parte da Coleção Educadores do Ministério da Educação (MEC).

Compartilhe essa historia incrível!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn

Permita que outros alunos alcance o sucesso.

.

Facebook
LinkedIn
Telegram
Twitter
WhatsApp
Email

Passo: Abra a câmera do seu celular, aponte para o QR Code e aguarde pela leitura. Em poucos segundos, um ícone com o link contido no código será exibido na tela. Você terá a opção de abrir no navegador ou então copiá-lo.

https://colegiodarwin.com.br/linkbio/