Em contextos de intolerância, preconceito, insegurança e violência psicossocial, a educação assume um papel importante na compreensão, mediação e resolução de conflitos. E um dos caminhos está na escolha por tratar temas, como a cultura de paz, de maneira ampla e positiva.
É o que fazemos no Colégio Darwin, a partir da adoção de uma proposta pedagógica que valoriza a parceria com a família, a construção da cidadania, o conhecimento crítico e os bons resultados construídos por cada estudante, respeitando os limites entre o individual e o coletivo. Com o entendimento de que a paz é sinônimo de ação, de agir em prol do coletivo e dos valores humanos, os estudantes dos diferentes segmentos vivenciam a cultura de paz com projetos de acordo com a idade e experiências das suas turmas.
Outro ponto parte da compreensão que a cultura pressupõe vivência, rotina e troca, assim, as salas de aula da escola deixaram de ser identificadas por números ou letras e ganharam nomes de personalidades de diferentes áreas e origens, a quem atribuímos orgulhosamente o nome de pacifistas.
As primeiras escolhas refletiam o que propunha um movimento sobre a cultura de paz iniciado em Fortaleza, em 2001. Esse entendimento amadureceu nos últimos anos, com a colaboração de estudantes, famílias e equipe da escola. Entre os homenageados, estão pessoas que colaboram ou colaboraram, de alguma forma, para a melhoria da vida em sociedade, para o avanço da ciência, que cultivaram a empatia, a mobilização em prol do coletivo e ancoram as ações no respeito ao
próximo.
Pessoas incríveis, cujas histórias são abordadas na rotina da comunidade escolar!
Confira a lista completa de personalidades que, atualmente, dão nome às nossas
salas:
1. Rosa Parks: Ativista negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis das pessoas negras nos Estados Unidos.
2. Dom Helder Câmara: Arcebispo, fundador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, defensor da não-violência e dos direitos humanos durante a ditadura militar.
3. Maria da Penha: Líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres. Sua história, marcada por um episódio de violência doméstica, foi inspiração para a criação da Lei nº 11.340, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar.
4. Martin Luther King: Ativista negro dos Estados Unidos, que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955. Pregava a não-violência.
5. Bertha Lutz: Cientista, líder feminista e política. Considerada pioneira na luta pelo voto feminino e pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.
6. Albert Einstein: Físico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica.
7. Nise da Silveira: Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, revolucionou o tratamento mental no Brasil com uma abordagem que incluía as artes na rotina dos pacientes.
8. Stephen Hawking: Físico e cosmólogo britânico, um dos maiores cientistas da história.
9. Mahatma Gandhi: Ativista indiano que contribuiu para a independência da Índia e participou da luta pelo fim do colonialismo inglês, por meio da manifestação pacífica e do movimento de resistência sem violência.
10. Marie Curie: Conduziu pesquisas pioneiras em todo o mundo no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a ser agraciada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes, nas áreas de Física
e Química.
11. Chico Xavier: Escritor de maior sucesso da história do país, médium, filantropo
e expoentes do Espiritismo.
12. Malala Yousafzai: Ativista mais nova a ser agraciada com o Prêmio Nobel da Paz, em 2011. Conhecida principalmente pela luta em defesa do acesso à educação.
13. Dragão do Mar (Chico da Matilde): Participou do movimento abolicionista no Ceará, pioneiro na abolição da escravidão.
14. Jesus Cristo: Figura central do cristianismo. Seus ensinamentos inspiram, entre outras coisas, o amor ao próximo.
15. Nelson Mandela: Ativista, ex-presidente da África do Sul, considerado um dos mais importantes líderes mundiais, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993.
16. Irmã Dulce: Religiosa católica, reconhecida por suas ações humanitárias de caridade às populações mais vulneráveis.
17. Profeta Gentileza: Personalidade conhecida por fazer inscrições com mensagens sobre gentileza, natureza, amor, espiritualidade nas pilastras do Viaduto do Gasômetro, no Rio de Janeiro.
18. Chico Mendes: Ambientalista reconhecido pela luta a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica e preservação das florestas.
19. Francisco de Assis: Frade católico reconhecido por sua devoção aos vulneráveis e à natureza, sendo considerado um defensor dos animais.
20. Betinho: Sociólogo e ativista dos direitos humanos, líder da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, conhecida popularmente como a campanha contra a fome.
21. Madre Teresa: Religiosa fundadora entidade Missionárias da Caridade, reconhecida por seu trabalho de ajuda às populações vulneráveis. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.
22. Zilda Arns: Médica pediatra fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.
23. Dalai Lama: Líder religioso da escola Gelug do budismo tibetano, recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1989, em reconhecimento à sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete.
24. Desmond Tutu: Líder religioso e arcebispo da Igreja Anglicana, foi consagrado com o Prêmio Nobel da Paz, em 1984, por sua luta contra o Apartheid em seu país natal, África do Sul.
25. Princesa Diana: Desenvolveu trabalhos pela conscientização sobre a AIDS, pelo fim das minas terrestres e contra a fome.
26. Paulo Freire: Patrono da Educação Brasileira, o educador e filósofo é considerado um dos pensadores mais importante da pedagogia mundial, sendo um dos influenciadores da pedagogia crítica.