A prática de educação libertadora reconhecida mundialmente
Paulo Freire
19 de setembro de 1921 – 2 de maio de 1997
Patrono da educação brasileira, o pernambucano Paulo Freire foi advogado, pesquisador, professor e gestor público. Suas ideias e propostas para o processo de educação inspiraram e seguem inspirando educadores de todo o mundo.
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”
O educador atuou de forma ainda mais especial em programas de alfabetização de jovens e adultos, criando uma metodologia específica para esses estudantes. Exilado no período da ditadura militar brasileira, Paulo Freire escreveu e atuou em projetos de educação em outros países. Seus livros foram traduzidos em mais de 20 idiomas e o mais famoso, Pedagogia do Oprimido (1968), amplificou ao mundo suas ideias e possibilidades de atuação da educação conectada com a realidade social.
Paulo Freire é o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa em 41 instituições pelo mundo, entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford.
No Colégio Darwin, cada sala possui o nome de um pacifista, Paulo Freire, por exemplo, dá nome a nossa Biblioteca. A cultura de paz faz parte do que somos, por isso, realizamos projetos com os variados segmentos, abordando diversos valores para a vida em sociedade e para a cidadania.
SAIBA MAIS
Paulo Freire tem diversos livros de sua autoria sobre temas relacionados à educação.