O legado científico de Albert Einstein e seu reflexo na humanidade
14 de março de 1879 – 18 de abril de 1955
O físico e matemático alemão Albert Einstein ficou mundialmente famoso ao desenvolver a Teoria da Relatividade. A partir dela, foi estabelecida a relação entre massa e energia, na equação: E = mc².
Apesar de essa ser a sua teoria mais famosa, Einstein ganhou o Prêmio Nobel de Física, em 1921, por contribuições à física teórica, principalmente pela descoberta sobre a lei do efeito fotoelétrico, aplicada em célula fotovoltaica, utilizada em painéis solares para gerar energia elétrica limpa e renovável.
Em 1905, quando concluiu o doutorado, o físico ainda publicou quatro importantes ensaios científicos com descobertas na área. O primeiro foi uma análise do movimento browniano. No segundo, formulou uma teoria da luz, com o conceito de fóton. No terceiro, trouxe o que seria a teoria inicial da relatividade. Por último, propôs a célebre equação algébrica de equivalência entre massa e energia.
Os últimos anos do físico foram dedicados ao combate ao nazismo. Na década de 1930, Einstein saiu da Alemanha e foi para os Estados Unidos, onde lecionou na Universidade de Princeton.
No país norte-americano, o matemático enviou uma carta ao presidente Franklin Roosevelt alertando sobre o risco de a Alemanha estar se adiantando sobre as possibilidades da energia nuclear. Logo depois, foi dado início ao projeto Manhattan, que culminou no lançamento de bombas atômicas contra Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Após a Segunda Guerra Mundial, Einstein se uniu a outros cientistas que atuavam contra a utilização de bombas atômicas.
Einstein dizia que “a única finalidade da educação deve consistir em preparar indivíduos que pensem e ajam como indivíduos – independentes e livres”.
No Colégio Darwin, cada sala possui o nome de um pacifista, Albert Einstein, por exemplo, dá nome à sala do 7° ano (Fundamental Anos Finais). A cultura de paz faz parte do que somos, por isso, realizamos projetos com os variados segmentos, abordando diversos valores para a vida em sociedade e para a cidadania.
Saiba mais:
Em 1925, Einstein veio ao Brasil e visitou o Museu Nacional, como lembra essa matéria do UOL.
Um eclipse observado em Sobral, no Ceará, há mais de 100 anos, comprovou a teoria da Relatividade Geral, proposta pelo físico alemão.