Autonomia na Educação Infantil
Seja você, mãe de primeira viagem ou com mais experiência, a tarefa de educar os filhos exige muita assertividade para que a Autonomia Infantil seja adquirida desde cedo e vá crescendo de forma gradual.
Quando somos bebês, dependemos dos nossos pais para sobreviver. São eles que nos proporcionam comida, bebida, higiene e interações sociais, aspectos essenciais para nosso desenvolvimento.
Como anda o desenvolvimento do seu filho?
Compreendemos a importância da assistência com nossos filhos durante a infância. No entanto, precisamos ser cautelosos com o cuidado que proporcionamos a eles. Uma dependência demasiada irá interferir no desenvolvimento do seu filho e poderá trazer dificuldades para sua vida adulta, retardando o seu amadurecimento e diminuindo o senso de autonomia.
Isso significa que é muito importante darmos atenção às necessidades das nossas crianças e oferecê-las um ambiente acolhedor e seguro, porém, essa relação deve ser construída de forma assertiva, com pequenas práticas que promoverão sua autonomia de forma adequada para cada faixa etária e estímulos que ampliarão a percepção de mundo.
Do que se trata a Autonomia Infantil?
Para que nossos filhos tornem-se jovens e adultos com senso de cidadania e independentes, é fundamental que seja oferecido um ambiente estimulante, para que eles desenvolvam o autoconhecimento, saibam os seus limites e os limites do próprio corpo. Neste sentido, seu filho terá condições de desenvolver habilidades essenciais para a vida, como a resolução de problemas, por exemplo.
Quando a criança não é estimulada a superar pequenos desafios no dia-a-dia e a interagir com outras pessoas, existe uma chance de tornar-se um adulto dependente e que necessita do suporte das outras pessoas.
Como estimular a Autonomia do seu filho?
Hábitos como escovar os próprios dentes, organizar a cama ao acordar e ordenar os brinquedos contribuem para um senso de colaboração de responsabilidade.
Essas ações devem podem ser divididas de acordo com cada faixa etária:
Dos 2 aos 3 anos
Nesta idade, as crianças têm a capacidade de se alimentar sozinha, sentar à mesa, organizar seus brinquedos, colocar algumas peças de roupas e até seus calçados.
Dos 3 aos 4 anos
A partir dos três anos, idas ao banheiro podem ser estimuladas, além de ensinar a arrumar a própria mochila ou amarrar os cadarços.
Dos 4 aos 5 anos
Com 4 anos, nossos filhos já são capazes de realizar sua higiene pessoal, escolher e vestir suas roupas. Nesta fase, a criança pode começar aprender a se comunicar para transmitir suas necessidades.
A partir dos 5 anos
É o momento de ensinar como arrumar a cama, jogar os diferentes tipos de lixo no lugar, limpar pequenos objetos ou preparar algumas refeições,
Nesta faixa etária, as crianças já têm capacidade de entender o que os adultos falam, fazem e como as coisas devem ser feitas. É o momento de entregar estímulos para desenvolver habilidades que você acredita serem indispensáveis em seu lar e na realidade da sua família.
Estimule a resolução de problemas e a comunicação
Para que a autonomia do seu filho seja adquirida da melhor forma, é indispensável incentivar a descoberta de novos caminhos e possibilidades, mas nunca entregar a solução de cara. Dessa forma, a criança irá, instintivamente, pensar alternativas que o ajudarão a chegar no objetivo desejado. Estimular a comunicação e expressão dos sentimentos também é uma forma de promover a autonomia. Dessa forma, seu filho se tornará mais independente emocionalmente e aprenderá a lidar com as frustrações e adversidades naturais da nossa vida.
Clique para saber mais sobre a Educação Socioemocional.