6 Benefícios da Psicopedagogia Escolar

A Psicopedagogia Institucional

A psicopedagogia institucional é uma abordagem que visa prevenir e solucionar as dificuldades de aprendizado no ambiente escolar. A abordagem psicopedagógica busca identificar fatores que possam levar a dificuldades e atuar prontamente para evitá-las.

O Papel do Psicopedagogo Institucional

O psicopedagogo institucional é um profissional altamente treinado e qualificado, com expertise na compreensão das complexidades do processo de aprendizagem.

Segundo Daniele Cavalcante, Psicopedagoga do nosso colégio, esse profissional trabalha sempre em equipe para que o aluno tenha sucesso no seu aprendizado e a família está intrinsecamente ligada ao sucesso desse processo. Seu papel abrange diversos aspectos:

1.   Avaliação da Jornada do Aluno;
  2.   Identificação Precoce de Dificuldades;
  3.   Desenvolvimento de Estratégias Personalizadas;
  4.   Trabalho em Equipe;
  5.   Envolvimento da Família.

Benefícios da Psicopedagogia

Você sabia que a atuação de um psicopedagogo no processo de ensino-aprendizagem gera diversos benefícios para o aluno?

De acordo com a nossa psicopedagoga, Daniele Cavalcante, há diversos benefícios que podem ser adquiridos com a abordagem efetiva dessa prática no ambiente escolar, entre eles:

1. Acompanhamento adequado do aluno com dificuldades;
  2. Adequação curricular para o aluno que tenha necessidade de flexibilização;
  3. Acompanhamento e intervenção no atendimento ao aluno com dificuldades no processo de assimilação de conteúdos;
  4. Reconhecimento e direcionamento das habilidades específicas do aluno;
  5. Equipe escolar unificada e atuante na relação ao sucesso da jornada do estudante;
  6. No Ensino Médio, a psicopedagogia também atua com uma abordagem diferenciada, principalmente em conjunto com a psicologia nos processos do amadurecimento, nas demandas sociais e o planejamento de estudos, ENEM e vestibulares.

A presença do psicopedagogo institucional no ambiente escolar é um fator essencial para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade. Assim, a psicopedagogia institucional não apenas facilita o processo de ensino-aprendizagem, mas também promove o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para um futuro de sucesso.