Vamos conversar sobre Educação Positiva?
A nossa Psicopedagoga, Daniele Cavalcante, preparou um artigo incrível sobre Educação Positiva.
Primeiro, precisamos saber o que é Educação Positiva? Educar positivamente é, antes de tudo, ver seu filho ou filha como um ser humano em construção e que tem a sua própria personalidade. É acolher os momentos de frustrações da sua criança e fazê-la refletir sobre as emoções e ações que ela sente e como expressa isso ao mundo.
Educar positivamente é também reconhecer os talentos e habilidades da sua criança, no lugar de apontar os seus erros. O foco da educação positiva é estimular a autonomia da criança, no afeto, na compreensão, na empatia consigo mesma e no respeito. Afinal, como a criança aprenderá a respeitar o outro sem antes aprender a respeitar a si?
Logo, a Educação Positiva é uma abordagem baseada no respeito mútuo, na empatia e na comunicação eficaz entre pais e filhos, criando um ambiente amoroso e de apoio, onde suas crianças se sentem seguras para explorar, aprender e crescer.
Quais os benefícios e impactos da Educação Positiva na vida dos seus filhos?
- Autonomia e autoestima, porque incentiva a independência e a tomada de decisões desde cedo, ajudando a reconhecerem seus talentos e promovendo uma autoestima saudável.
- Habilidades Sociais, promovendo a empatia, a comunicação aberta já que elas aprendem a entender e expressar suas próprias emoções, além de respeitar as emoções dos outros.
- Resolução de conflitos, ensinando a optarem pela forma pacífica, dialógica e construtiva, no lugar de recorrer ao embate, à agressão e à hostilidade.
- Motivação intrínseca, que é a capacidade de se motivar, de buscar o aprendizado e o próprio crescimento no lugar de ser impulsionada por recompensas externas.
Como podemos promover uma Educação Positiva no dia a dia?
- Mantenha a calma, você é o adulto da relação.
- Pratique a empatia.
- Seja um modelo de comportamento.
- Comunique-se de forma efetiva.
- Ofereça escolhas limitadas.
- Estabeleça expectativas claras.
- Abra espaço para a expressão emocional.
- Estabeleça uma rotina consistente.
- Seja flexível.
- Aprenda com as experiências, afinal, a relação entre vocês é única.
- Busque apoio profissional.
Lembrando que a educação positiva é um processo contínuo que requer paciência e prática. Essa não é uma “receita de bolo”, leve em consideração a sua história, a dos seus filhos e a da família como um todo. Não espere resultados imediatos, mas estejam comprometidos em criar um ambiente amoroso e de apoio, onde todos possam crescer emocionalmente saudável, aprendendo a lidar com as emoções de maneira construtiva.
E, não esqueça, não importa se os seus filhos têm 1 ou 100 anos.
Todo dia é um bom dia para mudar o nosso mundo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!