Como preparar o ambiente para estudar melhor em casa

novembro 9, 2020

Casa e sala de aula nunca estiveram tão conectadas como agora. O modelo híbrido de ensino que, na prática, permite aos alunos se revezarem entre a sala de aula, de maneira presencial, e os estudos em casa, de forma online, viabiliza, com responsabilidade e segurança, a manutenção da rotina de estudos, em função da pandemia do novo coronavírus.

Toda nova realidade pede de nós, seres humanos, o estabelecimento de rotinas adequadas ao contexto e um senso, cada vez mais forte, de adaptação. A começar pelo ambiente que reservarmos em casa para acompanharmos as aulas.

Preparamos algumas dicas para que o estudo em casa fique ainda melhor. Vê o que estamos propondo e se você gabarita nos principais pontos. Vamos lá?

1.       Procure um ambiente iluminado e, na medida do possível, silencioso.

2.       Organize-o para facilitar o acesso aos materiais de que precisa para acompanhar as aulas e realizar as atividades do dia.

3.       Busque manter ao alcance o essencial para o estudo, evitando, com isso, interromper as atividades para buscar algo, o que pode reduzir a concentração.

4.       Vista-se adequadamente, como se fosse para a aula presencial, e tenha em mãos, além do material didático, a sua garrafa de água. Hidratação é importante sempre!

5.       Dica para os pais! Embora seja comum alguns pais ficarem preocupados, principalmente, no que diz respeito à assistência aos filhos em casa, é importante confiar na capacidade das crianças e adolescentes. Estimular o senso de responsabilidade contribui para o desenvolvimento da autonomia e da organização. Afinal, quem não precisou começar do zero para chegar aonde se almeja?