Teatro e circo

Atividades teatrais e circenses engajam alunos do Colégio Darwin na arte desde os primeiros anos

As expressões artísticas sempre fizeram parte da história do Colégio Darwin e por isso, neste 27 de março, Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo, a escola celebra as artes no desenvolvimento das crianças. Aulas de Teatro e Circo realizadas na escola são algumas das atividades que engajam os alunos com este objetivo.

As crianças de um a 10 anos do Sistema Integral têm acesso, uma vez por semana (às quintas-feiras), a essas práticas. Há, ainda, a opção das escolinhas, no final da tarde, para as crianças que não são do período integral. Nesse caso, as famílias aderem ao serviço e os alunos têm aulas duas vezes por semana.

Nas atividades de Teatro e Circo, os professores trabalham de forma lúdica com as crianças, a fim de tornar todo o processo de aprendizagem uma grande brincadeira. A programação teatral conta com apresentações artísticas, técnicas de voz, jogos teatrais, dinâmicas de grupo e montagem de espetáculo teatral. Já os alunos com mais afeição pelo circo têm em sua rotina técnicas de palco e picadeiro, além de práticas circenses, como malabarismo, pernas-de- pau, acrobacia, corda bamba e aéreos – tecido e trapézio.

Para além de garantir a diversão das crianças, as práticas somam benefícios físicos e mentais. Para Roberta Lopes, coordenadora do Sistema de Tempo Integral (STI), “as aulas de teatro e circo ampliam a consciência corporal das crianças, potencializam criatividade, espontaneidade e improvisação, melhoram o equilíbrio físico e emocional, ajudam na superação de medos e aprimoram reflexos e coordenação motora, além de facilitar a socialização entre os que participam”.