Martin Luther King

Martin Luther King: símbolo do movimento negro nos EUA lutou pelo ativismo não-violento

15 de janeiro de 1929 – 4 de abril de 1968

Martin Luther King foi um ativista político e pastor protestante, que ficou conhecido mundialmente após se engajar em movimentos sociais pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos. Nascido em Atlanta, King vivenciou desde muito cedo a política segregacionista no estado, o que fez despertar sua obstinação na luta antissegregacionista.

Ao fim da década de 1940, o ativista deu início à sua jornada acadêmica, se formando em Sociologia e, alguns anos mais tarde, concluindo o doutorado em Teologia. A educação religiosa e universitária de King o fizeram não só compreender os problemas estruturais de sua época, mas lutar para modificar os processos históricos e sociais nos quais estava inserido.

Inspirado por suas crenças cristãs e nos pensamentos de Mahatma Gandhi, King praticava a desobediência civil, mas de forma pacífica, pregando o ativismo não-violento e o amor ao próximo.

Uma de suas principais inserções em atos de desobediência civil foi ao lado da também ativista Rosa Parks, em 1955, durante boicote aos ônibus da cidade de Montgomery, no Alabama. O objetivo das reivindicações era pôr um fim na política de segregação racial vigente no transporte público do local. Após um ano de luta, que resultou inclusive na prisão de King, o movimento negro saiu vitorioso e as leis segregacionistas nos ônibus encerraram.

A história de Martin Luther King alcançou um dos momentos mais emblemáticos em 1963, ao liderar a Marcha sobre Washington, que reuniu milhares de pessoas que lutavam não só por pautas raciais, mas também

sociais. O evento foi palco de um dos discursos mais famosos e refinados da história, conhecido como “Eu Tenho um Sonho” (em inglês: “I Have a Dream”).

Coincidentemente ou não, um ano após sua aclamada declaração, o ativista recebeu o Prêmio Nobel da Paz, sendo, até então, o homem mais jovem a alcançar o reconhecimento.

SAIBA MAIS:
O filme “Selma – Uma Luta pela Igualdade (2014)”, disponível no serviço de streaming Prime Vídeo, conta a história de luta de Martin Luther King para garantir o direito de voto dos negros.

“The March” (1963), disponível no YouTube (versão em inglês), é um filme documentário produzido pela United States Information Agency e retrata a trajetória do ativista: https://www.youtube.com/watch?v=DQYzHIIQ1O4

A história de King também é relatada no livro “Martin – Martin Luther King”, da Editora Mostarda. A obra está disponível de forma online na Amazon.

Colégio Darwin

Colégio Darwin

Você é único, seu sucesso também.

Compartilhe nas mídias:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Está gostando do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter para receber conteúdos como estes.