Experiência Bilíngue: Celebrando o Dia das Mães

No mundo moderno, a Educação Bilíngue tem se tornado cada vez mais importante, proporcionando às crianças habilidades linguísticas essenciais e uma visão global desde cedo. Recentemente, tivemos o prazer de realizar a Experiência Bilíngue com as famílias da Educação Infantil, um momento conduzido pelo nosso Professor Jonathan Melo

Este evento único foi projetado para envolver nossos alunos e também suas famílias, proporcionando uma oportunidade das famílias conhecerem na prática como funcionam as aulas e a metodologia usada em um ambiente acolhedor e interativo. Além de homenagear as mães no Dia das Mães, criando momentos memoráveis e emocionantes para todos.

Acolhida e Apresentações: Uma Recepção Calorosa

A manhã começou com uma acolhida calorosa, onde pais e filhos foram recebidos pela nossa equipe pedagógica. Este momento inicial foi essencial para criar um ambiente confortável e familiar para todas as famílias. As apresentações dos alunos seguiram, permitindo que cada criança mostrasse um pouco do que já aprendeu em inglês, evidenciando o progresso e a confiança que estão adquirindo no uso do segundo idioma.

Atividades de Interação: Aprender Brincando

Após as apresentações, foi a vez das atividades de interação. Essas atividades foram cuidadosamente planejadas para incentivar a participação conjunta de pais e filhos, utilizando o inglês de maneira natural e divertida. Jogos educativos, dinâmicas de grupo e desafios foram algumas das estratégias utilizadas para mostrar como o aprendizado do inglês pode ser uma experiência prazerosa e envolvente.

“Memory Box”: Construindo Lembranças Afetivas

Um dos pontos altos do evento foi a atividade chamada “Memory Box” (caixa de memórias). Nessa atividade, mães e filhos trabalharam juntos para construir uma lembrança afetiva. Cada família recebeu uma caixa e uma variedade de materiais artesanais para personalizá-la. Dentro da caixa, foram colocados objetos que representavam momentos especiais e memórias compartilhadas. Este exercício promoveu a interação em inglês e também fortaleceu os laços afetivos entre pais e filhos, criando uma lembrança significativa para ser guardada por muitos anos.

A Experiência Bilíngue foi um momento emocionante, onde as famílias perceberam de perto o impacto positivo de nossa abordagem educacional e também puderam construir momentos de muito amor e afeto ao lado dos seus filhos, como, por exemplo, a mãe Jasmine Barcelos:

Participar desse evento desperta inúmeras emoções, queria conseguir escrever sobre tudo que eu sinto, as trocas, os ensinamentos que compartilhamos, as experiências que só conseguimos viver em acontecimentos assim. Os sentimentos são muitos, mas, as palavras nas acompanham. Hoje, depois dessa apresentação linda, divertida e emocionante o sentimento é de agradecimento a escola por nos proporcionar experiências que vão para além de datas pontuais do calendário. Hoje, tivemos bons motivos para se alegrar.” (Mãe do Rafael Barcelos – Infantil IV)

A Experiência Bilíngue proporcionou uma oportunidade única para as famílias se conectarem profundamente com o processo de aprendizado de seus filhos, evidenciando como a Educação Bilíngue pode ser enriquecedora e transformadora. Ao oferecer um ambiente acolhedor e interativo, onde o aprendizado do inglês se mistura com atividades lúdicas e afetivas, nossa escola reforçou a importância de uma abordagem educacional que vai além do ensino tradicional, valorizando a participação ativa das famílias.

Ao concluir essa jornada, percebemos o crescimento de nossos alunos e de suas famílias, fortalecendo nossa convicção de que a educação bilíngue é um caminho poderoso para formar cidadãos globais, capazes de navegar e prosperar em um mundo cada vez mais interconectado.