Zilda Arns

julho 15, 2021

Uma vida de dedicação em prol das crianças   Zilda Arns 25 de agosto de 1934 – 12 de janeiro de 2010 Zilda Arns Neumann foi uma médica pediátrica e sanitarista brasileira. Fundou a Pastoral da Criança, em 1983, tendo como foco a orientação e o acompanhamento de famílias vulneráveis em ações de saúde, nutrição,...

Uma vida de dedicação em prol das crianças

Zilda Arns

25 de agosto de 1934 – 12 de janeiro de 2010

Zilda Arns Neumann foi uma médica pediátrica e sanitarista brasileira. Fundou a Pastoral da Criança, em 1983, tendo como foco a orientação e o acompanhamento de famílias vulneráveis em ações de saúde, nutrição, educação e cidadania para o desenvolvimento integral das crianças.

Como coordenadora da Pastoral, Zilda atuou para desenvolver campanhas, como a do soro caseiro – solução contra a desnutrição que assolava crianças no território brasileiro. O trabalho da Pastoral colaborou para a redução da mortalidade infantil em diversas regiões do Brasil e foi levado para mais de 20 países.

Em 2006, Zilda foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, devido ao seu trabalho que mudou o destino de milhões de crianças. Ela é considerada pela imprensa internacional “a Madre Teresa brasileira”.

No Colégio Darwin, cada sala de aula possui o nome de um pacifista, a sala Zilda Arns, por exemplo, recebe nossos alunos do 3º ano do fundamental. A cultura de paz faz parte do que somos, por isso, realizamos projetos com os variados segmentos, abordando diversos valores para a vida em sociedade e para a cidadania.

SAIBA MAIS

Em 2018 foi publicado o livro ‘Zilda Arns: Uma biografia’, do jornalista Ernesto Rodrigues. A obra retrata a história da principal responsável pela redução histórica da mortalidade infantil no Brasil.

A trajetória da médica também é contada no documentário “O Sonho de Tipsi”, dirigido por Ernesto Rodrigues, que também é documentarista.

Documentário “O Sonho de Jipsi”. por Ernesto Rodrigues, 2015.
Livro “Zilda Arns: Uma biografia”. por Ernesto Rodrigues, 2018.