Projeto incentiva estudantes a reconhecerem e lidarem com as próprias emoções.

maio 11, 2022
https://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2022/05/blog-800x800-px_Projeto-Emocoes-1.jpg

Intitulada “Conhecendo as Emoções”, a proposta fomenta autoconhecimento entre alunos O processo de autoconhecimento nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas pessoas demoram uma vida inteira para saber como lidar com as emoções que permeiam suas mentes. Por compreender a importância dessas percepções desde o período escolar, o Colégio Darwin realiza o projeto “Conhecendo as Emoções”. Idealizada pelo setor...

Intitulada “Conhecendo as Emoções”, a proposta fomenta autoconhecimento entre alunos

O processo de autoconhecimento nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas pessoas demoram uma vida inteira para saber como lidar com as emoções que permeiam suas mentes. Por compreender a importância dessas percepções desde o período escolar, o Colégio Darwin realiza o projeto “Conhecendo as Emoções”. Idealizada pelo setor de Psicologia da escola, a iniciativa é aplicada aos estudantes do Ensino Infantil e Fundamental Anos Iniciais.

O projeto conta com atividades direcionadas a cada turma, com programação envolvendo pinturas, confecção de painéis, brincadeiras e jogos. Todos os exercícios têm o mesmo propósito: expressar o que está internalizado.

A dificuldade em conseguir administrar desde as emoções primárias até as mais complexas ocorre, muitas vezes, já na infância, com a repressão de sentimentos como medo, raiva e tristeza, indica Rayanny Cavalcanti, psicóloga do Colégio Darwin.

Segundo a psicóloga, a ideia do projeto é fazer entender que não existe “emoção ruim ou boa, existe emoção sentida”. “Nós vamos primeiramente incentivar os estudantes a reunir essas emoções, depois compreendê-las e, assim, saber o que fazer com cada uma”, afirma.

Ainda de acordo com a especialista, o papel da família também se faz fundamental dentro desse processo de autoconhecimento dos alunos, com a rotina de conversas entre pais e responsáveis com seus filhos sobre suas emoções.

Saiba mais

O Colégio Darwin conta com uma equipe de Psicologia responsável por ofertar desde atendimentos aos estudantes e família ao desenvolvimento de projetos. A iniciativa dispõe de uma profissional para cada segmento de ensino (Educação infantil, Fundamental e Médio) e as atividades respeitam as diferentes faixas etárias dos estudantes.

Fale com a gente
Rua Ildefonso Albano, 1030, Aldeota
85 3221-2820
Seg a Sex | 8 às 18 horas
Deixe seu e-mail aqui e receba nossas novidades!

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

    Colégio Darwin® 2020. Desenvolvido em Wordpress por Jorge Godoy @elpadre_jorge