Nelson Mandela

Foto: ONU/ Eskinder Debebe

Resistência a favor da justiça social

Nelson Mandela
18 de julho de 1918 – 5 de dezembro de 2013

Rolihiahia Dalibhunda Mandela nasceu em Mvezo, na África do Sul. Aos sete anos de idade recebeu de sua professora o nome de Nelson, homenagem a um almirante de mesmo nome e mantendo a tradição de dar nomes ingleses a crianças que ingressavam na escola.
O líder sul-africano ganhou o Nobel da Paz em 1993 pelo longo trabalho contra o apartheid, regime de segregação racial instituído na África do Sul em 1948, que limitava os direitos da população negra. Por suas mobilizações, passou 27 anos preso e se tornou símbolo de resistência.

Lutamos pela paz, pela reconciliação e justiça social para que todos vivam juntos em harmonia e com oportunidades iguais.

Foi solto em fevereiro de 1990 e, quatro anos depois, tomou posse como presidente da África do Sul. Mandela foi o primeiro eleito democraticamente e o primeiro negro a exercer a função no país, onde liderou um processo por unificação.
Em 1999, foi criada a Fundação Nelson Mandela, que atua em questões, como justiça social, democracia e desenvolvimento da educação. Desde 2009, a data de seu nascimento, 18 de julho, foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Nelson Mandela, o Mandela Day.

No Colégio Darwin, cada sala de aula possui o nome de um pacifista, a sala Nelson Mandela, por exemplo, recebe nossos alunos do Infantil II. A cultura de paz faz parte do que somos, por isso, realizamos projetos com os variados segmentos, abordando diversos valores para a vida em sociedade e para a cidadania.

SAIBA MAIS
Para quem se interessar em saber mais sobre a vida do líder sul-africano, diversos livros e filmes foram escritos por ele, ou baseados em sua vida.