Programa Pleno

O Colégio Darwin aderiu, no início deste ano, ao Programa Pleno, que tem como objetivo trabalhar a educação socioemocional em estudantes do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. A proposta é ensinar aos alunos como lidar com as emoções, fortalecendo a relações pessoais, sociais e, futuramente, profissionais, de forma saudável e realista.

O Programa Pleno, que já é trabalhado com milhares de alunos pelo Brasil, busca, ainda, proporcionar uma educação integral às crianças e adolescentes, formando cidadãos protagonistas da própria história. Durante a imersão, os alunos são incentivados a desenvolver escuta ativa, trabalhar de forma cooperativa, resolver situações por meio de pensamento crítico, diálogo e trabalho em equipe.

A matriz pedagógica do Programa Pleno é baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos pilares da UNESCO e no Casel (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning). Já a criação da atmosfera socioemocional envolve não apenas os alunos, mas também as famílias, educadores e comunidade escolar. O material didático do programa conta com livros, jogos, plataformas digitais e aplicativos com foco em cada uma das partes da jornada, com ensino híbrido.

Ser aluno Pleno é estar preparado para viver a pluralidade da vida, respeitando as diferenças e lidando com a sociedade e suas emoções de maneira responsável e altruísta.