Aniversário Charles Darwin

fevereiro 12, 2021
https://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2021/02/blog-charles-darwin3.jpg

Que dia! Charles Darwin faria 212 anos hoje Charles Darwin (1809-1882), o cientista que dá nome ao nosso Colégio, estaria fazendo aniversário hoje, dia 12 de fevereiro. Se vivo fosse, teria 212 anos. Darwin nasceu em Shrewsbury, no oeste da Inglaterra, e, desde pequeno, teve, por influência da família, contato com a ciência. O avô,...

Que dia! Charles Darwin faria 212 anos hoje

Charles Darwin (1809-1882), o cientista que dá nome ao nosso Colégio, estaria fazendo aniversário hoje, dia 12 de fevereiro. Se vivo fosse, teria 212 anos.

Darwin nasceu em Shrewsbury, no oeste da Inglaterra, e, desde pequeno, teve, por influência da família, contato com a ciência. O avô, Erasmus Darwin, deixou uma extensa obra sobre história natural e evolução, e um dos três irmãos montou um laboratório de química. Foi lá que, curioso que só, Charles Darwin aprendeu sobre metodologia científica. Nada como o gosto pelo estudo e a ótima influência dos mais próximos para termos um cientista na família, não é mesmo? Isso não significa que tudo foi fácil e que as decisões foram simples.

Darwin chegou, na adolescência, a entrar no curso de Medicina, mas desistiu porque descobriu que não era o que sonhava para a vida dele. Foi, então, que decidiu ir atrás de outros sonhos! Danado esse menino!

Da Medicina migrou para Artes, em Cambridge, e conheceu a pessoa que mudaria sua jornada: o naturalista Jonh Stevens Henslow. Henslow indicou Darwin ao capitão Robert Fitz para fazer parte da tripulação do HSM (Her Majesty Ship) Beagle, um navio que, em 1831, faria uma grande viagem por várias partes do mundo.

Darwin embarcou nesta jornada por cinco anos e foi incrível! Chegou, inclusive, a visitar o Brasil. Em Galápos, um arquipélago vulcânico próximo ao Equador, encontrou uma grande diversidade de animais e fez a coleta de materiais que foram muito úteis para o desenvolvimento de sua teoria, a Origem das Espécies, anos mais tarde.

Mas antes de publicar o seu legado, vale lembrar que Darwin também era gente como a gente, casou com Emma, em 1839, formou família e teve dez filhos.

A origem das espécies

A principal obra de Darwin ficou conhecida como A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural e foi publicada em 1859. Mais tarde foi renomeada com seu título mais conhecido: A Origem das Espécies. O livro foi um sucesso de vendas e é importante até hoje.

De acordo com a teoria, os seres vivos estariam, a todo instante, lutando para sobreviver no meio ambiente, e o meio seria responsável por selecionar aqueles mais preparados para sobreviverem nele. Interessante, né? Rende uma boa conversa com sua família e seus professores.

Nossos educadores, entre eles nosso fundador (olha só!), o professor Mardonio, também deixaram essa história registrada em vídeo. Facílimo de ver e assistir quantas vezes quiser. Vamos?

Assista aqui!

 

Quer compartilhar essa bela história com mais gente? Preparamos um livro lindo, lindo, todo ilustrado e que pode ser lido por toda a família, inclusive para as crianças. Clica aqui, para ter acesso gratuitamente ao material.

Fale com a gente
Rua Ildefonso Albano, 1030, Aldeota
85 3221-2820
Seg a Sex | 8 às 18 horas
Deixe seu e-mail aqui e receba nossas novidades!

    Colégio Darwin® 2020. Desenvolvido em Wordpress por Jorge Godoy @elpadre_jorge