Rosa Parks

março 22, 2022
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2022/03/Rosa-Parks-Reproducao.png

Ativista da luta antissegregacionista Rosa Parks marcou a história com importante ato de desobediência civil. A ativista negra Rosa Louise McCauley, mais conhecida como Rosa Parks, foiuma das personagens mais emblemáticas na luta antissegregacionista nos Estados Unidos. Filha de um carpinteiro e de uma professora, Rosa Parks nasceu em Tuskegee, Alabama, no sul do país,...

Ativista da luta antissegregacionista Rosa Parks marcou a história com importante ato de desobediência civil.

A ativista negra Rosa Louise McCauley, mais conhecida como Rosa Parks, foiuma das personagens mais emblemáticas na luta antissegregacionista nos Estados Unidos. Filha de um carpinteiro e de uma professora, Rosa Parks nasceu em Tuskegee, Alabama, no sul do país, mas viveu quase toda a vida na capital do estado, em Montgomery.

O local, conhecido por concentrar os maiores conflitos raciais do país, possuía legislações segregacionistas, entre elas a que era aplicada dentro dos ônibus da cidade. Desde 1900, por lei, os primeiros assentos dos coletivos eram reservados para passageiros brancos. Mais de duas décadas depois, no entanto, Rosa Parks protagonizou um episódio que transformou a história.

O ato de desobediência civil ocorreu em 1955, após Parks se recusar a dar o lugar de seu assento no ônibus da cidade para um homem branco. Como consequência, a ativista foi presa. O gesto provocou revolta e reação do movimento negro, que organizou um boicote aos ônibus urbanos com duração de mais de um ano. Os protestos receberam apoio de várias personalidades, entre elas o pastor Martin Luther King.

A intensa pressão imposta pelos manifestantes, iniciada a partir do ato de Rosa Parks, derrubou a lei de segregação no transporte público e serviu como divisor de águas para o crescimento do movimento dos direitos civis dos negros no país.

SAIBA MAIS

A história de Rosa Parks pode ser vista nos filmes “The Rosa Parks Story”, de 2002, no YouTube (em inglês), e “Boicote”, de 2001, na HBO. Além disso, a trajetória da ativista é contada no livro “Rosa – Rosa Parks”, de Gabriela Bauerfeldt, e na obra autoral “Rosa Parks: My Story” (em inglês).

 

Fale com a gente
Rua Ildefonso Albano, 1030, Aldeota
85 3221-2820
Seg a Sex | 8 às 18 horas
Deixe seu e-mail aqui e receba nossas novidades!

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

    Colégio Darwin® 2020. Desenvolvido em Wordpress por Jorge Godoy @elpadre_jorge