EDUCAÇÃOPRÉ-VESTIBULAR

As turmas possuem carga horária desenvolvida especialmente para acolher aulas regulares, simulados, aulões especiais com foco no aprofundamento dos conteúdos e abordagens presentes nos vestibulares, exames e concursos.

Com o Bernoulli Sistema de Ensino, os conteúdos são apresentados de maneira estruturada e as turmas têm acesso à ferramentas didáticas e tecnológicas que possibilitam um aprofundamento dos conteúdos e constante evolução no aprendizado.

Conheça nossos Parceiros Pedagógicos

Vivências e Conteúdos

Rotina escolar

Oferecemos um acompanhamento ainda mais próximo das atividades do desenvolvimento pedagógico, das potencialidades e das dificuldades de cada estudante nesta reta final da vida escolar.

Atuação Multidisciplinar

O setor de psicologia escolar atua no acompanhamento contínuo da comunidade escolar para atender às possíveis necessidades educacionais e escolares dos estudantes, principalmente, em questões que possam interferir nos processos de ensino-aprendizagem.

Assim, as turmas de Pré-Vestibular e suas famílias são acompanhadas com atendimentos individuais para abordar a construção de uma rotina de estudos e questões que possam estar interferindo no cotidiano escolar e podem contar com uma interação propositiva por parte do setor.

Vivenciando um período de decisões e dedicação, os adolescentes também contam com a atuação de setor com ações em sala de aula, com momentos focados em motivação, interação social, equilíbrio da rotina e outros assuntos de interesse dos estudantes e relevantes para o desenvolvimento pleno.

Turmas

Manhã

7h20 às 12h05

Tarde

13h30 às 18h15

DIFERENCIALUma turma por turno

Aproxima ainda mais os alunos da nossa equipe
pedagógica e possibilita uma atenção individualizada.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2021/06/TGF_9322-scaled.jpg

Simulados

Simulados

Os simulados são ferramentas essenciais para a preparação dos estudantes a resolução das provas e vestibulares que fazem parte desse período escolar. A partir dos diversos simulados realizados ao longo do ano, as turmas exercitam os conhecimentos construídos e os formatos das provas.

Aqui no Colégio Darwin, os simulados são realizados em dois formatos: Enem e UECE. O formato de simulado do Enem busca replicar para os estudantes a prova que encontrarão no Exame Nacional do Ensino Médio, aceito pela maioria das universidades públicas e institutos federais.

Métrica de correção dos simulados:

Ao longo do ano, os estudantes são orientados sobre as formas de correção dos simulados e das provas de vestibulares realizadas no Estado e no País, tanto pela equipe pedagógica, como por convidados especialistas no assunto. Dessa forma, os estudantes podem compreender ainda mais a relevância das áreas, da experiência com a resolução de questões e da organização de estudos.

Os simulados ENEM são corrigidos em duas esferas (TCT e TRI). A correção convencional, seguindo a Teoria Clássica dos Testes (TCT), consiste basicamente em mensurar a quantidade de acertos dos estudantes em cada avaliação. A partir dessa correção é feita a composição de nota utilizando uma régua de acertos adaptada a cada nível (série) do Ensino Médio. A correção através da Teoria de Resposta ao Item (TRI) é a métrica utilizada para correção do ENEM e de outros vestibulares do mundo como o SAT (Scholastic Aptitude Test), avaliação similar ao ENEM adotada nos Estados Unidos para ingresso de seus estudantes em Universidades. A TRI analisa a coerência pedagógica do estudante diante da avaliação e a progressão de suas respostas de acordo com os níveis de dificuldade das questões. Tal correção é utilizada para gerar diagnósticos aos estudantes, fazendo o comparativo do seu desempenho nos simulados versus o desempenho dos estudantes brasileiros nas edições do próprio ENEM. Possibilita também a simulação das notas de corte do SISU (Sistema de Seleção Unificada) frente às notas obtidas pelos estudantes a cada simulado.

A intencionalidade desses simulados é preparar os alunos em três eixos:

Emocional:

O Enem não é uma prova apenas de conhecimentos básicos, mas sim uma avaliação que tem um impacto no emocional dos estudantes. Dessa forma, possibilitando que os estudantes tenham a experiência dos simulados de forma mais cedo, as dificuldades e receios quanto ao formato e intensidade das provas podem ser trabalhados de forma multidisciplinar, preparando ainda mais as turmas para esses momentos.

Estratégico:

Além de estar preparado emocionalmente, os estudantes precisam ter estratégias claras para a realização das provas. Controle de tempo, identificação de questões mais fáceis e mais difíceis, quais questões devem ser deixadas para o final da prova, se devem fazer primeiro a Redação ou a prova objetiva. Cada estudante possui a estratégia que melhor se adequa a sua maneira de responder a prova. Não existe fórmula pronta, mas com treino, repetição e orientação, os estudantes alavancam os seus resultados.

Físico:

É uma avaliação muito demorada e com grande volume de textos extensos. Assim, o esforço físico é um ponto importante a ser trabalhado para que as longas horas de resolução não contem com incômodos que possam prejudicar o rendimento. Dessa forma, além de orientações sobre o preparo físico, os estudantes podem adaptar o corpo para a realização das provas com os simulados ao longo do ano.

Projetos Pedagógicos

Evolução – Curso de Férias Darwin
Com a proposta de aprofundar os conteúdos, intensificar a resolução de questões e tirar dúvidas, o curso de férias é uma atividade complementar oferecida aos alunos durante as férias de julho com equipe especial de professores e material didático produzido especialmente para o momento.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2020/10/IMG_7875-e1623242568706-640x640.jpg
Feira das Profissões
A Feira das Profissões é um evento muito esperado para as turmas do Ensino Médio, pois apresenta aos estudantes aspectos do universo acadêmico e profissional de diversas áreas e profissões. Com organização e acompanhamento da equipe pedagógica e da psicologia escolar do Colégio, a Feira das Profissões tem relação direta com os interesses das turmas, mapeados com atividades específicas e testes vocacionais. O evento conta com rodas de conversa com profissionais de diferentes áreas, que compartilham suas experiências na formação acadêmica e na atuação em suas carreiras com os jovens. A Feira é um projeto muito importante por acolher um período de transição e decisões dos estudantes do Ensino Médio.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2020/10/59726363_2355334707822141_4811291037211295744_o-e1623248092784-640x640.jpg
Feira Literária Darwin (FLID)
A FLID propõe um ambiente cultural e literário interativo para a comunidade escolar. Envolvendo diretamente as turmas do Fundamental Anos Finais e Médio, a FLID traz aos alunos um momento de aprendizado com rodas de conversa com escritores e escritoras, pesquisadores, assim como realiza apresentações artísticas com teatro, música, dança, recitais e saraus. São atividades lúdicas que incentivam a leitura, a criatividade, proporcionando uma experiências multidisciplinares e atuais, fortalecendo o papel da escola como um espaço de cidadania, respeito, ética, aprendizado e conhecimento interpessoal e coletivo.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2020/10/60746268_2369027969786148_8859078631704494080_o-e1623242672575-640x640.jpg

Concurso de Poesia

O Concurso de Poesia Darwin é uma iniciativa com foco no incentivo à criação literária como forma de expressão de sentimentos, experiências e ideias dos estudantes do Colégio Darwin. O Concurso é um dos eventos da Feira Literária Darwin (FLID), que acontece anualmente convidando a comunidade escolar a uma imersão na literatura. A iniciativa do Concurso possui uma integração interdisciplinar com foco na área de Linguagens e Códigos e os estudantes dos segmentos Fundamental Anos Finais e Médio são convidados a inscreverem suas poesias com temática livre, concorrendo a prêmios e reconhecimentos por parte da escola e toda comunidade escolar.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2021/05/1o-Geral.-Maria-Eduarda-Rodrigues-–-2a-série-640x640.png
Semana Interdisciplinar Darwin (SID)
A SID é um evento que reúne as turmas do Fundamental Anos Finais e Médio em uma semana de apresentações pedagógicas, artísticas e culturais com abordagem multidisciplinar, convidando os estudantes a construírem e partilharem seus conhecimentos e talentos. A SID possibilita que a comunidade escolar vivencie experiências lúdicas e interativas, promovendo o desenvolvimento da cidadania, da criatividade, do aprendizado coletivo e propositivo.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2021/05/TGF_9083-scaled-e1622141760166-640x506.jpg

Projeto Liderança

A iniciativa é um convite aos estudantes para vivenciarem a importância da representatividade, democracia, cidadania e responsabilidade. Realizado no início de cada ano letivo, o Projeto Liderança propõe um processo similar ao eleitoral para que cada turma eleja seus representantes (líderes e vice-líderes). Com debate de propostas e reflexões sobre a cidadania e o trabalho coletivo, as turmas realizam uma votação a partir dos candidatos e suas ideias para a turma e a comunidade escolar. Os estudantes eleitos passam a representar as turmas em demandas com a gestão escolar, apresentando propostas de ações, projetos, realizando a mediação e mobilização das turmas para momentos pedagógicos.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2021/03/projeto-lideranca_01-1-640x640.jpg
Cidadania pela Paz
O Colégio Darwin trabalha a cultura de paz com foco no desenvolvimento humano de toda a comunidade escolar. O projeto tem como foco a promoção da cidadania com a realização de atividades que dialoguem com as experiências das turmas e sensibilizem estudantes e famílias para a importância do exercício da cidadania em todas as idades e contextos para uma sociedade uma sociedade mais justa e igualitária.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2020/10/1465-1-e1622143106602-640x647.jpg
Olimpíadas Darwin
A prática esportiva faz parte do processo de desenvolvimento pleno das crianças e jovens e, por isso, as Olimpíadas reúnem as turmas nas várias modalidades esportivas destacando a importância das atividades para a saúde física, emocional e social.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2021/06/TGF_5359-1-scaled-e1623244965595-640x640.jpg

Testes Vocacionais

Um dos pontos de maior interesse e foco dos estudantes é a decisão pelos caminhos a seguir na vida acadêmica e profissional. Dessa forma, o setor pedagógico e a psicologia escolar promovem a aplicação de testes vocacionais, que possibilitam uma orientação pessoal e profissional relacionado aos interesses presentes e aos planos e interesses para o futuro. Com acompanhamento da psicologia, os estudantes realizam os testes e têm a oportunidade de desenvolver um entendimento mais profundo sobre suas afinidades, aptidões e perfil, contribuindo para os processos de tomada de decisão que os acompanham nessa fase da vida.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2021/06/IMG_0446-640x427.jpg

CONHEÇA A NOSSAESTRUTURA

QUER SABER MAIS?AGENDE UMA VISITA

CONTATOFALE COM NOSSA EQUIPE

Preencha o fomulário com os dados necessários e nos envie sua mensagem. Em breve retornaremos.
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2020/08/logo.png


    Fale com a gente
    Rua Ildefonso Albano, 1030, Aldeota
    85 3221-2820
    Seg a Sex | 8 às 18 horas
    Deixe seu e-mail aqui e receba nossas novidades!

      Colégio Darwin® 2020. Desenvolvido em Wordpress por Jorge Godoy @elpadre_jorge