A Educação Infantil do Colégio Darwin oferece aos alunos e familiares um ambiente acolhedor para o pleno desenvolvimento das crianças neste período de aprendizagem, crescimento e muitas descobertas que sedimentam o percurso da infância e da juventude.
As turmas do Infantil I ao Infantil V são acompanhadas por uma equipe pedagógica capacitada e utilizam material didático completo e interativo do Sistema Positivo de Ensino, que oferece recursos tecnológicos para potencializar os processos de ensino e aprendizagem.
Do Infantil III ao V, os alunos contam ainda com o Projeto Bilíngue, com abordagem lúdica e interativa para desenvolver desde cedo as habilidades com o inglês. As turmas têm recursos e conteúdos integrados às aulas e abordagens atualizadas para ampliar as vivências com o idioma.
Na rotina diária, as turmas realizam atividades com foco nos aspectos socioemocionais e cognitivos, acolhendo as particularidades de cada aluno. O Infantil conta com diversos projetos pedagógicos lúdicos, conectados com a realidade vivenciada e em busca da autonomia de cada aluno. As turmas também participam de aulas de Artes, Música e Psicomotricidade, incentivando o desenvolvimento motor dos alunos, o exercício da criatividade e a conexão com aspectos culturais. Entre os projetos para a Educação Infantil está o que tem como foco o processo de deixar o uso da fralda e de chupeta, por exemplo, assim como ações que abordam as formas de expressão das emoções.
Atuação Multidisciplinar
O Colégio Darwin entende a importância do trabalho multidisciplinar para o pleno desenvolvimento, especialmente na infância. A atuação do setor da psicologia escolar para o segmento da Educação Infantil acolhe diversas estratégias para o acompanhamento do desenvolvimento das crianças e apoio às famílias no processo de crescimento e adaptação à rotina escolar.
São realizados atendimentos individuais com as famílias, proporcionando um ambiente acolhedor de troca, escuta, orientação e, se necessário, encaminhamento para profissionais e áreas multidisciplinares que possam potencializar o desenvolvimento de cada criança.
Ficou curioso para conhecer melhor a nossa escola?
Disponível a partir do Infantil I, o STI conta com apoio de uma equipe multidisciplinar de nutrição e psicologia, com foco no desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual, social e emocional dos alunos. Tem horários específicos para banho, descanso, recreação, atividades lúdicas e pedagógicas enriquecedoras e uma estrutura curricular integrada de acordo com a faixa etária dos alunos.
O Colégio Darwin trabalha a cultura de paz com foco na promoção da
cidadania para toda a comunidade escolar. O projeto desenvolve atividades
com foco na promoção da cidadania por meio de ações que envolvam
temáticas que dialogam com as experiências dos estudantes, como senso de
comunidade, sustentabilidade, solidariedade, cuidado com o outro e com o
ambiente que vivemos, respeito às diferenças. As ações do projeto
sensibilizam estudantes e famílias para a importância da formação cidadã e do
exercício da cidadania em todas as idades e contextos para uma sociedade
mais harmoniosa.
Os Cinco Sentidos
A Educação Infantil é um período de muitas descobertas, desenvolvimento da
autonomia e da identidade. O projeto proporciona vivências com foco no
reconhecimento das sensações e das potencialidades dos sentidos do corpo
humano.Com atividades lúdicas, as crianças ampliam o repertório
corporal, associando os sentidos às sensações que o ambiente proporciona e
relacionando os órgãos dos sentidos com suas funções. O projeto promove o
autoconhecimento, instigando o desenvolvimento das potencialidades,
percepção dos limites e a compreensão e valorização dos hábitos de cuidado e
bem-estar.
Amigos da Natureza
O projeto promove de forma lúdica o conhecimento sobre a natureza, a
importância de cada elemento para a nossa vida, assim como o papel de cada
pessoa na preservação e no cuidado com o meio ambiente. Com experiências
práticas, o projeto desperta o interesse das crianças por questões como o
universo, fauna, flora, estações do ano e os impactos das ações humanas no
meio ambiente. A consciência ambiental é construída ao longo do
desenvolvimento cognitivo dos estudantes e dialogando com suas referências e
contextos.
Brincando com a Matemática
O projeto busca possibilitar que as crianças compreendam como os números e
formas geométricas estão presentes no dia a dia, assim como promover o
contato lúdico com esses elementos matemáticos desde cedo. Por meio de
brincadeiras e experiências com elementos da rotina, os estudantes
aprofundam o conhecimento e identificação de cores, quantidades, tamanhos,
assim como as relações com pontos como o tempo, os pesos e medidas. As
turmas se envolvem em um processo de aprendizado que gera curiosidade e
constrói conhecimento.
Ciranda Literária
A conexão com as narrativas e a formação de leitores começa desde cedo, assim, o projeto incentiva os alunos a ouvirem e contarem histórias, exercitando a criatividade a partir de dramatizações, brincadeiras, interpretações, contações de histórias, assim como visitas rotineiras à biblioteca.
Ninar
Uma noite de diversão com os colegas no Colégio para celebrar a infância e desenvolver a autonomia. Acompanhados da equipe pedagógica, os alunos participam de gincanas, jogos e atividades artísticas durante toda a noite, contando ainda com jantar, lanches e café da manhã.
Árvore Livros
Árvore Livros é uma plataforma de leitura digital disponível para os estudantes da Educação Infantil e Fundamental do Colégio Darwin, com foco no desenvolvimento do conhecimento e do hábito da leitura. Com acervo diversificado que contempla as diferentes fases de desenvolvimento, a Árvore possui recursos interativos que convidam os estudantes a lerem, partilharem suas leituras com os colegas e transformarem a leitura em prêmios lúdicos dentro da plataforma.
Os livros podem ser buscados por categorias e coleções com temáticas relacionadas. Além de literatura, a Árvore disponibiliza jornais e revistas do mundo todo com constante atualização. Ao longo das etapas do ano letivo, a plataforma fará parte de projetos pedagógicos e trabalhos interdisciplinares, além de ser usada em momentos literários com mediação da bibliotecária da escola.
Parceria Escola-Família
Mãe dos alunos Enzo e Kaue Tilly (8° Ano Manhã e Infantil V Manhã)Giselle Tilly
"Cheguei em Fortaleza 11 anos atrás, perdida e sem referência de escolas. Visitei algumas mas teve uma em especial que ganhou meu coração. Colégio Darwin disparadamente é a escola mais humana que conheci. O cuidado com meu filho Enzo Tilly quando iniciou no colégio foi incrível. Acolhimento, carinho e atenção num processo difícil de transição. Hoje ele com quase 14 anos sente o colégio Darwin como extensão da nossa família. Por essa aproximação aos membros da escola e acesso às informações e atendimento das necessidades diárias que tenho o meu pequeno Kauê Tilly seguindo os mesmos passos. Essa família ama esse Colégio!"
Pai dos alunos Isabel, Luca e Davi Formaggio (4º ano Tarde e Infantil V Tarde)André Formaggio
“Recém mudado para Fortaleza e buscando escola para minha filha tive o prazer, depois de muita pesquisa, de encontrar um colégio organizado, laico e com forte senso social, ambiental e de civilidade. Depois de três anos, minha filha não só vem se desenvolvendo bem em matérias de currículo escolar base, mas também nos prova, diariamente, estar carregando uma forte orientação de humanidade, amor ao próximo e à natureza e respeito. Isto é passado de forma sutil e lúdica nos detalhes da relação do corpo docente, do conteúdo programático, dos textos e exercícios. Nos sentimos, como pais, seguros e felizes com a escolha pelo Darwin.”
Mãe do aluno João Nogueira (Infantil I Tarde) Aline Nogueira
“A priori, minha maior preocupação estava voltada à confiança. “Onde eu poderia deixar o meu filho e ficar tranquila?” O Darwin sem dúvidas superou todas as minhas expectativas! Além da confiança e cuidado com o meu João, o colégio Darwin o acolhe com humanidade e amor, ensina e educa. Minha segunda grande preocupação era ter um colégio que proporcionasse ao meu filho, no seu desenvolvimento, qualidade de ensino, que fosse bilíngue e que além disso fosse inclusivo, como psicóloga, para mim é muito importante que a escola seja inclusiva, demonstrando, dessa maneira, que está capacitada e apta a lidar com qualquer situação adversa e/ou eventual necessidade do aluno e família. Portanto, e sem dúvida nenhuma, o Darwin foi e é a melhor escolha que poderia fazer, sua cultura de PAZ me encanta e satisfaz todas as necessidades do meu filho e da nossa família!"
Etapas da Matrícula
1ª etapaVisita à Escola
A visita é um momento importante para a família conhecer a escola, nosso espaço físico e a nossa equipe. Caso seja possível, a presença do aluno é importante neste momento, para que ele se familiarize e sinta-se acolhido.
A visita pode ser agendada pelos nossos canais de contato, telefone (85) 3221-2820 e whatsapp (85)9769-0032, ou pelo link abaixo:
A entrevista é um momento para nos conhecermos melhor.
É necessária a presença do aluno e ao menos um responsável, e pode ser realizada de forma presencial ou online. A documentação necessária para a realização é o último relatório de acompanhamento individual do aluno.
3ª etapaAssinatura do contrato e efetivação da matrícula
Após o processo de Entrevista, solicitamos a seguinte documentação para efetivação da matrícula:
Aluno(a): Cópia da certidão de nascimento ou RG; declaração comprobatória da série anterior e o último boletim do aluno (apresentado na entrevista).
Responsável Financeiro/pais: Comprovante de residência, RG e CPF;