Entenda como os testes vocacionais auxiliam na escolha profissional

maio 11, 2022
http://colegiodarwin.com.br/2020/wp-content/uploads/2022/05/blog-800x800-px_teste-vocacional-1.jpg

Os testes vocacionais podem ser fundamentais para os estudantes que estão em dúvidas sobre qual carreira a seguir. “O que você vai ser quando crescer?” é a pergunta que todos ouvimos na infância. No Ensino Médio, essa projeção ganha contornos reais e, diante do vestibular, os estudantes são convidados a escolher uma carreira profissional ainda...

Os testes vocacionais podem ser fundamentais para os estudantes que estão em dúvidas sobre qual carreira a seguir.

“O que você vai ser quando crescer?” é a pergunta que todos ouvimos na infância. No Ensino Médio, essa projeção ganha contornos reais e, diante do vestibular, os estudantes são convidados a escolher uma carreira profissional ainda na adolescência. Tomar essa decisão não é tarefa nada fácil, mas há ferramentas que podem ajudar nisso. Uma delas é o teste vocacional, instrumento que auxilia estudantes a reconhecerem atributos para encontrar profissões compatíveis com eles, como explica a psicóloga Natália Conrado.

“Sabemos que nossos alunos passam por vários momentos em sua vida educacional e quando chegam no Ensino Médio, a escolha de uma profissão será uma de suas principais tarefas. Apesar de entender que todos nós temos talentos natos, o teste vocacional vem auxiliar esse estudante a reconhecer suas habilidades e possíveis profissões que se encaixam com eles”, diz Natália, integrante da equipe de psicologia do Colégio Darwin.

É necessário, sobretudo, autoconhecimento sobre as próprias habilidades e preferências para essa escolha, indica a profissional. Além disso, vale estar atento às informações mínimas sobre o mercado de cada área. 

No teste, são destacados os pontos fortes e marcantes de cada estudante. A ideia é refletir, a partir desses pontos, sobre quais os propósitos deles e aptidões, destaca a profissional. “Os testes se tornam importantes por considerar fatores psicológicos e habilidades existentes, traçando uma análise que permite identificar áreas que vão trazer satisfação e prazer ao futuro profissional”, aponta.

No Colégio Darwin é utilizada a Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). O teste é aplicado uma vez no primeiro semestre do terceiro ano e, novamente, no segundo semestre. Após a aplicação do questionário, os alunos têm uma devolutiva individual, pela qual reconhecem os próprios interesses e habilidades. 

Os pais também são convidados a observar essa devolutiva e levam para casa a folha de avaliação. O setor de psicologia da escola fica disponível para possíveis esclarecimentos, adiciona Natália.

Além do teste vocacional, alunos do Darwin passam por aulas dinâmicas, projeto de vida, feira das profissões, visitas às universidades de Fortaleza e roda de conversa em sala durante esse processo de escolha da profissão.

Fale com a gente
Rua Ildefonso Albano, 1030, Aldeota
85 3221-2820
Seg a Sex | 8 às 18 horas
Deixe seu e-mail aqui e receba nossas novidades!

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

    Colégio Darwin® 2020. Desenvolvido em Wordpress por Jorge Godoy @elpadre_jorge