CULTURA DE PAZ

Em contextos de intolerância, preconceito, insegurança e violência psicossocial, a educação assume um papel importante na compreensão, mediação e resolução de conflitos. E um dos caminhos está na escolha por tratar temas, como a cultura de paz, de maneira ampla e positiva.

É o que fazemos no Colégio Darwin, a partir da adoção

de uma proposta pedagógica que valoriza a parceria com a família, a construção da cidadania, o conhecimento crítico e os bons resultados construídos por cada estudante, respeitando os limites entre o individual e o coletivo. Com o entendimento de que a paz é sinônimo de ação, de agir em prol do coletivo e dos valores humanos, os estudantes dos diferentes segmentos vivenciam a cultura de paz com projetos de acordo com a idade e experiências das suas turmas.

Outro ponto parte da compreensão que a cultura pressupõe vivência, rotina e troca, assim, as salas de aula da escola deixaram de ser identificadas por números ou letras e ganharam nomes de personalidades de diferentes áreas e origens, a quem atribuímos orgulhosamente o nome de pacifistas. Pessoas incríveis, cujas histórias são abordadas na rotina da comunidade escolar!

Confira a lista completa de personalidades que, atualmente, dão nome às nossas salas: